Logo IFRJ

Encontro das Profissões no campus Niterói

Diretor de Implantação e Diretor de Ensino do campus Niterói sentados à mesa de abertura falam aos alunos no auditório

Evento buscou provocar reflexão sobre mercado de trabalho e escolhas profissionais

Debater aspectos das categorias profissionais afins aos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) realizados no campus Niterói do IFRJ, com vistas à orientação profissional dos estudantes. Este foi o objetivo do evento “Encontro das Profissões”, realizado nesta quarta-feira (08/02) no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói.

De acordo com a assistente social do campus e integrante da Coordenação Técnico-Pedagógica (CoTP), Aline Abreu, o evento surgiu da demanda dos próprios alunos. “Eles nos procuraram demonstrando interesse em receberem algum tipo de orientação profissional. Buscamos então a ajuda da reitoria, através da Dirae, e decidimos montar esse evento, no qual trouxemos uma psicóloga para falar sobre inteligência emocional e sobre orientação profissional. Chamamos ainda profissionais das áreas dos cursos FICs para falarem um pouco sobre suas experiências”, explicou.

O diretor de Implantação do campus Niterói, Eudes Pereira, parabenizou a CoTP pelo empenho na realização do evento. “Nosso papel, como instituição de ensino, é atender a comunidade. E esse evento, realizado pela CoTP e com apoio dos professores e das diretorias, tem o objetivo de dar atenção a uma demanda dos discentes do campus. Fiquei muito feliz com o engajamento delas para realizar esse encontro”, afirmou.

 

Integrantes da CoTP sentadas à mesa na frente do auditório
Kátia Dias (pedagoga), Rozane Afonso (pedagoga) e Aline Abreu (assistente social) formam a CoTP do campus

Orientação profissional nos cursos FIC

A primeira palestrante do dia foi a psicóloga Vanusa Ramos, que ministrou conferência com o tema “A orientação profissional nos cursos de Formação Inicial e Continuada”. O principal foco abordado foi a dificuldade dos jovens em fazer uma escolha tão importante neste momento da vida em que as incertezas são tão grandes e em que eles estão construindo suas identidades e se autodescobrindo.

“Fazer escolhas, de maneira geral, é algo sempre muito difícil para todos nós, pois ela envolve sempre deixar alguma coisa em detrimento de outra. No entanto, nós sempre queremos 100% de tudo. Desde pequenos nós precisamos fazer escolhas, mas neste momento da adolescência, elas se tornam ainda mais difíceis”, explicou Vanusa.

 

Palestrante à frente da mesa e, no fundo, telão com apresentação da palestra
Vanusa levou os presentes a pensar sobre as escolhas profissionais

A psicóloga falou ainda do conceito de inteligência emocional e da importância de que ela seja trabalhada desde cedo. “A inteligência emocional é necessária para todas as profissões e começa a ser desenvolvida desde que nascemos, em casa. Hoje corremos o risco de termos essa inteligência num nível muito baixo, porque as pessoas não estão permitindo que as crianças passem por perdas e dificuldades para aprenderem a superar e a lidar com o ‘não’, com as frustrações e desenvolver essa inteligência. O segredo para desenvolvê-la é não desistir, perseverar diante das adversidades”, analisou.

Outro ponto abordado por Vanusa foi a descoberta da vocação: “Quando pensamos em vocação, pensamos em ‘quem é inteligente e bom em determinada área’, o que, às vezes, acarreta em sentimentos de inferioridade. No entanto, isso não é verdade. Todos nós temos talentos e dons que só precisamos descobrir e desenvolver”, assegurou.

Relatos de experiências profissionais em áreas temáticas

Palestrante, de pé, fala sobre área de TI com apresentação de slides atrás
Márcio de Assis atua na área de TI desde 1992

Na parte da tarde, quatro profissionais de diferentes áreas falaram de suas experiências no mercado de trabalho. Marcio de Assis, convidado para falar sobre a área de informática e tecnologia, atua em TI desde 1992. É gerente de TI da Franqueadora Clube Melissa e professor de TI para Varejo, nos cursos Superior e MBA de Gestão de Varejo na Universidade do Varejo (UNIVAR) e Universidade Candido Mendes (UCAM). Em seguida, a palestrante Caroline Neri Ayres falou sobre a atuação como assistente em Administração.

O relato de experiência na área de comunicação em língua estrangeira para serviços foi dividido por Renato Vazques e Andreia Paraquette. Renato Vazques é doutor em Letras pela UFRJ e atualmente é professor efetivo do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ) e presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro (APEERJ). Já Andreia Paraquette é mestre em Letras/Espanhol pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atua como professora de Espanhol na Faculdade La Salle - RJ e também na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS