Logo IFRJ

Espaço Ciência InterAtiva reabre às portas para atendimento ao Público

O Espaço Ciência InterAtiva, Museu de Ciências do IFRJ localizado no Campus Mesquita, passou por importante reforma e manutenção durante os meses de janeiro e fevereiro e está pronto para a reabertura. Esta importante reforma foi possível através de recursos de projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus Mesquita e fomentados pelo CNPq.

“Para o sucesso dessa reforma, consideramos fundamental a atuação de nossa equipe de mediadores, tanto no processo de desmontagem cuidadosa da exposição quanto no processo de restruturação da exposição NeuroSensações, mantendo a qualidade reconhecida no nosso querido espaço”, destacou Sérgio de Souza Henrique Júnior, coordenador do Espaço Ciência InterAtiva.

O Espaço reabre suas portas no dia 05 de março, mantendo o horário de atendimento das 9 às 17 horas, de terça a sexta-feira. Além deste momento de visita a exposição, o ECI já conta com uma agenda repleta de atividades de itinerância para diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o ECI – As ações de extensão promovidas pelo Espaço Ciência InterAtiva buscam continuamente um estreito diálogo com a comunidade através da exposição permanente NeuroSensações, das ações itinerantes de educação e divulgação científica, por meio do Programa Itinerante do ECI, além da realização e participação de eventos, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Feira de Ciências dos Pequenos Cientistas, bem como o evento mensal Ciência na Praça. Essas ações atingem um grande público, abordando temas científicos de forma lúdica e diversa. Além de um importante papel de divulgação do próprio IFRJ na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo Espaço Ciência InterAtiva, considerando visitações (agendadas e espontâneas), programa ECI Itinerante e participação em eventos (Domingo Com Ciência, Reunião Anual da SBPC, Feiras de Ciências Municipais), já foram realizados, aproximadamente, 60 mil atendimentos.

Além desses números, cabe ressaltar a participação ativa dos mediadores que, ainda em 2023, atuaram na Semana Acadêmica do Campus Mesquita e na V Feira de Ciências dos Pequenos Cientistas, na qual estiveram presentes escolas das prefeituras de Belford Roxo, Itaguaí, Mesquita e Rio de Janeiro, além de colégios da Rede Estadual do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC / IFRJ Campus Nilópolis). Foram oferecidas diversas oficinas, tais como: oficinas de plantio e contação de histórias oferecidas pelo ECI, oficina de biofeltros, além da visitação à exposição NeuroSensações. Considerando apenas esse evento, foram 615 participantes, entre expositores e visitantes divididos nos dois dias de realização.

Os mediadores do Espaço Ciência InterAtiva (MECI) atuaram, ainda, em projetos e ações de divulgação científica pelo ECI em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa (UFF, Espaço Ciência Viva, CENABIO, UFRJ, INT, FIOCRUZ, Museu de Ciências da Terra) para a ampliação do alcance do público atendido.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS