Estudante de Pinheiral é campeão em competição brasileira de Corrida de Orientação

aluno João recebendo sua medalha no pódio

João Vitor dos Anjos, estudante do terceiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente do campus Pinheiral, foi campeão do Campeonato Brasileiro de Orientação. Ele conquistou a primeira colocação em dois estilos de provas: corrida de orientação em meio urbano e corrida de orientação pedestre em mata/floresta. A competição aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 19 e 22 de abril.

A professora Gabriela Conceição, responsável pelas atividades de corrida de orientação no campus, explicou que o último estilo é dividido em dois dias de prova, sendo um dia de percurso longo e outro dia de percurso médio. Na avaliação de Gabriela, o esporte de corrida de orientação tem crescido e se tornará uma modalidade olímpica em breve. “O caminho é longo e começamos muito bem”, declarou a professora sobre o desempenho de João.

O estudante conheceu a modalidade esportiva nas atividades de Educação Física do campus Pinheiral há cerca de um ano. Atualmente, ele participa, também, da atividade de extensão de corrida de orientação ofertada na unidade. A professora Gabriela avaliou que João Vitor tem um caminho promissor no esporte. “Ele é muito disciplinado e dedicado, por isso tem tudo para alcançar suas metas. Vê-lo ter bons resultados é um incentivo a trilhar o caminho para o alto rendimento e quem sabe ele entre para a seleção brasileira em alguns anos”, disse a professora.

Para o atleta, a sensação da vitória é indescritível: “Uma sensação única que não dá para ser explicada, sensação de colher o fruto do meu esforço e poder mostrar resultados a quem me apoia”, disse João. Ele contou que tem planos de participar de outras competições de corrida de orientação. “Pretendo participar das próximas etapas do brasileiro em Cristalina, em Goiás, Cachoeira Paulista e de todas as etapas do Estadual que estão por vir”, afirmou.

A corrida de orientação consiste em percorrer um trajeto com pontos de controle marcados, e contam com o auxílio de bússola e mapa, o cenário utilizado é de natureza. A professora explicou que a atividade exige esforço físico proporcionado pela corrida. “E desenvolve, também, habilidades cognitivas ao propor a leitura do mapa e a identificação do trajeto pela bússola”, complementou Gabriela.