Exclusividade no campus Eng. Paulo de Frontin

A unidade é a única no país com incubadora especializada em games

O campus Eng. Paulo de Frontin anunciou, esta semana, o Silício Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais, Empreendimentos e Economia Criativa de Engenheiro Paulo de Frontin (SFInJE). O projeto é o primeiro e único do IFRJ exclusivamente especializado em games no país, segundo resolução do Conselho Superior.

A meta do Silício Fluminense é atingir, em até quatro anos, 20 empresas incubadas, 4 residentes e 16 não-residentes, todos com acesso ao coworking (modelo de trabalho que incentiva, dentro de um espaço físico, a troca de ideias, networking, compartilhamento e colaboração entre diferentes profissionais da mesma ou de diferentes áreas). Para o diretor-Geral, Rodney Albuquerque, o objetivo é alcançável: “Acreditamos ser possível e sabemos como fazê-lo”. Entre os projetos da incubadora está o Núcleo de Produção Audiovisual (NPD), inaugurado no último dia 20 de janeiro durante o Global Game Jam 2017.

O diretor também citou a importância do projeto. De acordo com ele, essas ações apoiarão empreendedores digitais, startups externas e a comunidade acadêmica. A conselheira do ConSup, Joana D’Arc Machado, concorda que a Incubadora levará grandes realizações para o Instituto: “Uma incubadora de empresas no IFRJ é de fundamental importância para o Instituto como um todo e principalmente para a alavancagem do campus Engenheiro Paulo de Frontin."