Formando alunos mais independentes e responsáveis

Estudantes assistindo a palestra

O acompanhamento do rendimento escolar dos alunos do campus Paracambi foi intensificado no primeiro semestre de 2017. A orientadora educacional da unidade, Rosi Marina Rezende, realizou palestras para os estudantes, do primeiro e segundo período, sobre gerenciamento de estudo. Os eventos aconteceram nos dias 07 e 10 de julho.

As turmas foram divididas em dois turnos, manhã e tarde, e receberam dicas sobre estratégias de estudo; organização do tempo; padrão de alimentação; prática de exercício físico e indicações sobre melhor aproveitamento nas provas. Além de instruções mais básicas e já conhecidas pelos alunos, como evitar atrasos e o uso de celulares em sala.

Durante a palestra, a orientadora educacional fez reflexões sobre o gerenciamento de estudo: “Às vezes o aluno associa a qualidade com a quantidade de tempo que ele fica no campus. Mas, se ele não souber gerenciar suas atividades, se organizar e participar das oportunidades que são oferecidas pelo instituto, pode não absorver nada”.

Orientadora Rosi Marina Rezende

As orientações foram direcionadas aos alunos dos períodos iniciais porque são os que apresentam maior índice de retenção e evasão. Segundo dados expostos na palestra, é uma prática constante dos estudantes priorizar algumas disciplinas e abandonar outras. “Muitos alunos fracassam em disciplinas que não deram atenção suficiente. Eles precisam adquirir uma maturidade para valorizar todas as disciplinas e todo conhecimento”, completou Rosi.

Ainda segundo a orientadora, a equipe do campus espera que o trabalho realizado nos primeiros períodos sirva como base e forme alunos mais independentes e responsáveis com o próprio aproveitamento acadêmico. Para ela, a escola é uma construção coletiva e fazer esse acompanhamento diário dos alunos complementa o trabalho feito pelos professores em sala de aula.

Aliado às orientações, está o “Projeto de Nivelamento” desenvolvido pela Direção de Educação. O projeto começou no primeiro semestre de 2017 e consiste em aulas de reforço de matemática para o primeiro e segundo período do Ensino Médio. As aulas são ministradas por alunos da Licenciatura em Matemática. Devido ao sucesso da proposta, a previsão é que as aulas sejam estendidas para as disciplinas de Física, Química e Português.