Formatura de cursos FIC no campus Niterói

Formandos e equipe do campus posam para foto

O campus Niterói realizou a formatura de seis turmas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Ao todo, foram 67 alunos formados nos cursos de “Assistente de administração em organização e métodos”; “Inglês básico para atendimento no setor de serviços”; “Espanhol básico para negócios”; “Desenvolvimento web”; e “Redes de computadores”. A cerimônia, ocorrida no dia 15 de março de 2018, contou com servidores, familiares e amigos, e foi espaço para destaque da importância do ensino para a capacitação e melhoria das relações humanas.

A mesa solene foi composta pelo diretor de Implantação do campus Niterói, Eudes Pereira; o diretor de Ensino do campus, José Marcelo Velloso; a coordenadora de Administração, Helena Martins; e a coordenadora de Extensão, Michelle Abraão.

Entre homenagens e agradecimentos, Luiz Felipe Oliveira, professor de Informática, destacou a disposição do campus em receber novamente os alunos para a formação em outros cursos e desejou que os egressos apliquem os conhecimentos adquiridos em diversas áreas da sociedade. “Espero que cada um de vocês seja agente de transformação”, enfatizou.

Aluna e pedagoga durante entrega de certificado
Rozane Mendes, pedagoga, e Joana Darck

Joana Darck Faustino, de 27 anos, concluiu o curso de “Assistente de administração em organização e métodos”. Ela ressalta a felicidade que a conclusão do curso gerou e o carinho que carregará pelo Instituto. “Eu amo a equipe IFRJ, de verdade. Nós sempre recebemos o melhor do campus”.

A turma de Joana era composta apenas por mulheres, que se uniram e tornaram a conquista coletiva. “O momento hoje é muito especial porque eu sei o quanto muitas enfrentaram dificuldades, da falta de dinheiro a passar pela desaprovação de alguns familiares por voltarem a estudar”. Ela destaca as amizades e o companheirismo que desenvolveram durante o semestre: “É uma grande festa porque não é só um diploma, é a formação de uma família”, acrescenta.

Danielle Rodrigues, de 33 anos, complementa a colega resumindo o curso em uma palavra: gratidão. “A generosidade e humildade foi contagiando a todas”, concluiu.