Logo IFRJ

A hora do xeque-mate

torneio de xadrez

Entre torres, bispos, cavalos, reis e damas, enxadristas usaram toda inteligência para vencerem as partidas do II Torneio de Xadrez do campus Volta Redonda. A competição foi dividida em duas etapas: uma Simultânea de Xadrez, com a atual Campeã Brasileira Feminina de Xadrez sub-20, Larissa Yuki Barbosa e um Torneio de Xadrez Escolar, realizado em cinco rodadas. O evento, que aconteceu no dia 7 de outubro, foi organizado pelos professores Péricles Alves, da equipe de Eletrotécnica, Jorge Ricardo e Marcelo Paraíso, ambos de Educação Física e Ayrton Costa, de Artes.

Na etapa da Simultânea de Xadrez, onde o enxadrista enfrenta ao mesmo tempo um número determinado de oponentes, a campeã e estudante de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Larissa Yuki Barbosa, enfrentou 16 jogadores, dentre eles, alunos e professores do IFRJ houve um ‘massacre’. A estudante derrotou todos em apenas uma hora.

A segunda etapa foi o Torneio de Xadrez, que seguiu o sistema Suíço de Emparceiramento, realizado em cinco rodadas. Neste sistema, na primeira rodada os jogadores disputam entre eles, aleatoriamente. De acordo com os pontos que cada um faz ao final da primeira rodada, são classificados para a segunda etapa, com jogadores que tenham uma pontuação igual ou parecida, e assim sucessivamente, até o fim do jogo.


Torneio de Xadrez

A competição contou com o apoio do professor de xadrez e árbitro do quadro da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Renato de Oliveira, que arbitrou o evento gratuitamente, e com o professor de Educação Física da Rede Pública de Barra Mansa, Nilson Abrantes, que forneceu os materiais para o torneio. “Foi um evento bastante positivo, pois representa um ponto de partida para a implantação do Xadrez no campus Volta Redonda, o que poderá oferecer uma atividade saudável e mentalmente estimulante aos nossos alunos e comunidade”, ressaltou o professor Péricles.

No Torneio de Xadrez foram premiados o aluno Robson Mendes em primeiro lugar; o professor da Equipe de Eletrotécnica da unidade, Maxmiller Laviola, em segundo lugar e o aluno Mateus Teixeira, em terceiro lugar.

Os campeões da etapa Simultânea foram: Mateus Teixeira, da Licenciatura em Matemática; Robson Mendes, do curso Técnico em Automação Industrial e, o ex-aluno do curso Técnico em Automação Industrial, Hermes Alves, respectivamente ocupando o primeiro, segundo e terceiro lugar.


Participantes da competição

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS