IFRJ e Prefeitura de Teresópolis oficializam implantação do campus do instituto no município

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, e o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, oficializaram, no dia 2 de maio, a implantação do campus do instituto no município. A unidade atenderá, gratuitamente, cerca de 1.500 alunos em cursos profissionalizantes, técnicos, de graduação e pós-graduação. Na ocasião, foi assinada a Carta de Compromisso da implantação da sede provisória do campus do IFRJ no Colégio Estadual Lions Club, no Meudon. A sede definitiva do campus do IFRJ em Teresópolis será construída pelo governo federal em área da Prefeitura no terreno da antiga Sudamtex, na Várzea.

“Hoje é um marco muito importante, um momento em que a gente sela esse compromisso com a cidade. A Carta Compromisso que assinamos aqui será encaminhada ao governo federal para andamento do projeto. É o IFRJ chegando definitivamente a Teresópolis. Teremos uma unidade linda, em um espaço incrível. O IFRJ era da Baixada Fluminense e hoje estamos mudando essa história. Ele passa a ser também da Região Serrana”, frisou o reitor Rafael Almada.

“Estamos extremamente felizes em oficializar que teremos a primeira universidade pública federal em Teresópolis. Agradeço ao presidente Lula, ao André Ceciliano, secretário Especial de Assuntos Federativos da SRI, ao governador Cláudio Castro e a todos os vereadores, ministros e deputados que ajudaram na missão de trazer o IFRJ para Teresópolis. O IFRJ está presente em nosso município desde julho de 2022, com cursos gratuitos na Casa do Trabalhador. Com a chegada do campus do instituto, teremos um polo completo, em uma área de 7.500m², com cursos profissionalizantes, técnico, graduação, pós-graduação e quem sabe até mestrado”, enfatizou o prefeito Vinicius Claussen, agradecendo especialmente a parceria do reitor Rafael Almada.

A Carta Compromisso para instalação da sede provisória do IFRJ no Colégio Estadual Lions Club foi assinada pelo prefeito Vinicius Claussen, pelo reitor Rafael Almada e pela diretora do colégio, Ana de Oliveira dos Santos. “Gostaria de agradecer, em nome de toda comunidade escolar do Colégio Estadual Lions Club e de todos os moradores de Teresópolis, a implantação do IFRJ, dando início aos trabalhos em nosso colégio. Agradeço ao Governo Federal, ao prefeito Vinicius Claussen, ao reitor do IFRJ Rafael Almada, e ao secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Hudson Fernandes. Agradeço também ao vereador Diego Barbosa e, em especial, ao amigo Gustavo Simas, pelo empenho em levar o tão renomado Instituto para nossa Comunidade”, pontuou.

O evento contou com a participação de secretários municipais, gestores de ensino e professores, entidades, organizações e empresas de diversos ramos de atividade, além de jovens do Promaj. Também estiveram presentes os vereadores Diego Barbosa, apoiador da iniciativa, Paulinho Nogueira, Amós Laurindo e Teco Despachante. O empresário Ladmir Carvalho, da Alterdata Sofware, e o professor Jucimar Secchin, coordenador do curso de Administração do Unifeso e conselheiro do CRA-RJ (Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro) prestigiaram o evento. O assessor especial do governador Cláudio Castro, Alex Castellar, representou o governador na cerimônia.

Visitas ao Colégio Lions e à área onde será a sede do IFRJ

O prefeito Vinicius Claussen e a comitiva do IFRJ, acompanhados do secretários de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, de Governo e Coordenação, Vinicius Oberg, e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Hudson Fernandes, do Ouvidor Geral, Lucas Guimarães, e do vereador Diego Barbosa, visitaram o Colégio Estadual Lions Club, localizado no Meudon. Eles foram recebidos pela diretora da unidade de ensino, professora Ana Maria de Oliveira dos Santos, e equipe gestora.

O colégio será a sede provisória do instituto até a construção da sede definitiva, no terreno da Sudamtex. Na unidade, serão oferecidos cursos de formação inicial e continuada, no horário noturno. Em breve serão divulgados os cursos ofertados, com cerca de 500 vagas disponibilizadas.

Em seguida, a comissão visitou a área onde fica a antiga fábrica da Sudamtex, local onde será a sede do IFRJ, com construção de prédio nos moldes estabelecidos pela instituição federal. A previsão é de que a obra tenha início no segundo semestre deste ano e conclusão em um ano. A expectativa é de que seja realizado vestibular no 2º semestre de 2025, com início das aulas no 1º semestre de 2026.

Ampliação da Rede Federal

De acordo com o projeto do governo federal, ao todo, serão criados 100 novos campi nos 27 estados brasileiros, com a geração de 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. O Governo Federal vai investir R$ 3,9 bilhões em obras, por meio do Novo PAC. Desse total, R$ 2,5 bilhões são para criar novos campi e R$ 1,4 bilhão para consolidar unidades já existentes, com a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia possui 15 campi em municípios do estado do Rio de Janeiro e oferece cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos de Nível Médio, de Graduação Superior de Tecnologia, de Pós-Graduação e de Extensão, todos gratuitos e para todas as idades.

Texto: com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis; Fotos: Bruno Nepomuceno.