II mostra de projetos da turma Química 381

Imagem das mesas de exposição, com os visitantes e alunos em volta

Os alunos do 8º período do curso técnico em Química, do campus Duque de Caxias, realizaram, no dia 12 de julho, a “II mostra de projetos” da disciplina de Processos Bioquímicos. As professoras Aline Oliveira e Giselle de Almeida foram responsáveis por lecionar a matéria no semestre.

A turma foi dividida em quatro grupos que desenvolveram, durante todo o período, os seguintes temas de projeto: Biomassa de bagaço de cana-de-açúcar e tratamento de efluentes; Óleos essenciais; Biodiesel de óleo de cozinha e extração de óleo de borra de café; e Fermentado de frutas.

Para realizar a exposição, os alunos montaram um stand para cada grupo, com seus experimentos colocados sobre as mesas, arrumadas no corredor do campus. Para facilitar a explicação de seus projetos, os estudantes utilizaram também panfletos e notebooks. Quem prestigiou os stands recebeu uma ficha com um número e o nome do trabalho visitado. Ao final das exposições e avaliações dos alunos, foi realizado um sorteio de um kit com camisa do IFRJ, um livro e um copo.

A professora Aline destacou a importância do trabalho como uma forma de os alunos empregarem conceitos que eles aprendem durante o curso para o desenvolvimento dos projetos. “Eles precisam buscar referências, realizar experimentos em diferentes laboratórios, buscar ajuda com outros professores. Então eu acho que a independência no aprendizado é o grande ganho. Eles começam a perceber a interseção dos conhecimentos que eles absorveram até aqui”, finaliza.