Logo IFRJ

II Saúde In Foco abordou Exames Periódicos em Saúde e Programa de Preparação para Aposentadoria

Quatro pessoas sentadas atrás da mesa com a logo do IFRJ. O reitor fala ao microfone.

Fernando Beserra, Edgard Barros, Paulo Assis e Penellope Muylaert compuseram a mesa de abertura

O IFRJ realizou o evento “II Saúde In Foco: Exames Periódicos em Saúde e Programa de Preparação para Aposentadoria”, promovido pela Coordenadoria de Saúde do Trabalhador (CST) do IFRJ. O encontro, que contou com a presença do reitor Paulo Assis, levou servidores de diferentes campi ao auditório do campus Rio de Janeiro na terça-feira (04/04).

Na mesa de abertura, que aconteceu na parte da manhã, o reitor teve ao seu lado o diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas, Edgard Barros; a diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Penellope Muylaert; e o coordenador de Saúde do Trabalhador, Fernando Beserra.

Fernando Beserra levantou questionamentos sobre a importância da saúde no IFRJ. “Só temos como garantir o bom funcionamento da instituição se prezarmos pela saúde e qualidade de vida dos servidores. Por isso é essencial focarmos em programas de prevenção e de atenção à saúde”, enfatizou.

De acordo com Paulo Assis, a ampliação da CST é um dos compromissos de sua gestão. Ele destacou ainda que o crescimento da coordenadoria irá proporcionar melhores condições de funcionamento. “A equipe hoje conta com mais profissionais, que poderão dar mais atenção à saúde dos servidores. Fazer um acompanhamento periódico da saúde através de exames é fundamental, pois a prevenção é sempre o melhor caminho”, afirmou.

O reitor comentou também sobre o Programa de Preparação para a Aposentaria: “Se aposentar representa uma grande mudança de vida. E ter as explicações e preparações pertinentes a esse processo ajuda a passar por ele de melhor forma. Estou prestes a me aposentar e já estou sofrendo com a perspectiva de parar de trabalhar. Quero orientações também”, brincou.

Gualter Nunes Maia fala ao microfone, de pé no palco do auditório, com apresentação de slides ao fundo
Gualter Nunes Maia palestrou sobre as oportunidades proporcionadas pelos exames
médicos periódicos

Palestras – a palestra “Exames Periódicos em Saúde – definição e benefícios para a saúde do trabalhador” foi ministrada pelo convidado Gualter Nunes Maia, sócio diretor da RHMED Consultores Associados e membro diretor da Associação Nacional de Medicina do Trabalho e da Associação Brasileira de Empresas em Saúde e Segurança no Trabalho.

Ele falou sobre as oportunidades proporcionadas pelos exames médicos ocupacionais, entre elas: leitura das condições individuais de saúde; riscos individuais; leitura das condições de trabalho individuais; riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos; leitura das condições de trabalho dos grupos; e organização do trabalho.

Ana Paula da Fonseca fala com o público, de pé no palco do auditório, com apresentação de slides ao fundo
Ana Paula da Fonseca explicou aos presentes como serão os exames no IFRJ

Logo em seguida, a enfermeira do Trabalho e coordenadora dos Exames Periódicos em Saúde do IFRJ, Ana Paula da Fonseca, palestrou sobre como serão aplicados os exames no Instituto. De acordo com ela, os primeiros campi a receberem os exames serão Rio de Janeiro, Realengo e São Gonçalo e a periodicidade dos exames dependerá das especificidades de cada servidor, cargo e dos riscos aos quais estão expostos.

Os exames comuns a todos os servidores são: exame clínico feito pelo médico examinador; exame laboratorial de sangue, urina e citologia oncótica (mulheres); exame oftalmológico (servidores maiores de 45 anos); pesquisa de sangue oculto nas fezes, mamografia para mulheres e PSA para homens (os três nos casos de servidores com mais de 50 anos); outros exames complementares de acordo com risco específico.

Esclarecimentos – o exame periódico deve ser realizado durante o horário de trabalho do servidor e todos eles serão custeados pela União por meio de rubrica própria. O exame clínico será feito pelo médico examinador pertencente ao Serviço de Saúde do campus de origem do servidor. Caso o servidor esteja licenciado ou de férias, o exame deve ser realizado no primeiro dia de retorno ao trabalho. Os exames complementares serão realizados o mais próximo do campus de origem do servidor (minimizando o deslocamento) e o servidor tem direito a solicitar cópias dos mesmos. A validade desses exames é de 90 dias. Todas as informações de saúde são sigilosas, não podendo ser compartilhadas com chefias ou gestão de pessoal. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS