Ingresso dos novos alunos do campus Volta Redonda

O campus Volta Redonda recebeu, no dia 29 de março, os alunos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2017 nos cursos técnicos de Automação Industrial (integrado ao Ensino Médio), Metrologia e Eletrotécnica; e nas Licenciaturas em Matemática e Física. O acolhimento, que tem por objetivo apresentar os cursos do instituto aos novos estudantes e oferecer atividades que promovam a integração, foi feito pelo diretor-geral, Silvério Balieiro, pela diretora de Ensino, Ana Paula Bemfeito e pelo diretor Administrativo, Wallace Reis, no auditório do campus. Participaram do evento, ainda, coordenadores e professores.

O acolhimento das turmas contou com a apresentação das direções do campus, dos setores e da instituição. Os setores ligados diretamente aos alunos, como a Assistência Estudantil, a Direção de Ensino, a Coordenação de Integração Escola Empresa, a Coordenação Técnico Pedagógica e a Supervisão Escolar, fizeram uma apresentação mais detalhada de suas funções.

Alunos no laboratório de Automação

Automação Industrial - No dia seguinte, os alunos do 1º período em Automação Industrial tiveram uma segunda etapa de acolhimento com o professor e coordenador do mesmo curso técnico, Helton Sereno. Ele apresentou o curso, a carga horária, o sistema de cálculo de notas e também mostrou algumas fotos das instalações do campus como: laboratórios, cantina, biblioteca e pátio. Além disso, citou as áreas de atuação do curso no mercado de trabalho, desde grandes indústrias até a agricultura e explicou o que é a automação. Foi realizada também uma dinâmica com os alunos para conhecê-los.

Após a apresentação no auditório, os discentes se dirigiram para os laboratórios mais usados pelo curso que são os de Automação e de Eletrônica. O professor mostrou cada um deles e também alguns equipamentos que os alunos utilizarão. A Equipe Jaguar de Robótica - que faz parte do curso de Automação Industrial - foi apresentada e os alunos puderam saber um pouco mais sobre as competições das quais ela participa, além de conferirem uma exibição de dança dos robôs NAO e conhecerem os outros robôs que o campus possui. Os membros da Jaguar incentivaram os novos alunos a participarem da equipe, pois a mesma soma experiência aos estudos do curso técnico.