Logo IFRJ

Lançamento do livro “Flores e Espinhos de uma Rádio Comunitária”

Participantes do debate posam para a foto com o livro nas mãos

O livro “Flores e Espinhos de uma Rádio Comunitária” – da professora de Marketing, Merchandising e Vitrinismo do campus Belford Roxo, Víviam Lacerda de Souza – foi lançado na noite do dia 31 de agosto, em evento realizado no campus.

A programação contou ainda com uma roda de conversa com convidados relacionados à área de rádios comunitárias, que dividiram suas experiências e deram dicas aos presentes. Participaram do debate: Renato Muniz, jornalista e apresentador do programa Municípios em Ação; Bruno Nunes, secretário de Cultura de Belford Roxo; Adauto Gonçalves, da rádio Jovem Bel; Luiz Carlos Pereira Chagas, presidente da rádio Sintony Line; Silvia Carvalho, diretora Social da rádio Sintony Line; e Danyelle Woyames, jornalista da Assessoria de Comunicação do IFRJ.

De acordo com Víviam, a motivação para o livro veio do sonho de produzir algo que tornasse o município de Senhora de Oliveira (MG) mais visível no âmbito acadêmico, não apenas para o estado de Minas Gerais, mas em nível nacional e até internacional. “Fiz alguns artigos, meu trabalho de mestrado e, dando sequência, o doutorado, que se transformou neste livro sobre rádios comunitárias. Nesta obra é possível conferir muito sobre a realidade difícil destas rádios que, diferente das rádios comerciais, vivenciam muitos obstáculos financeiros, políticos e de autonomia para se manterem. Não deveria ser assim, pois essas rádios são feitas pelo povo e para o povo”, explica a autora.

Ainda segundo a escritora, a publicação alcançou bons resultados: auxiliou a rádio Boa Nova FM, objeto de sua análise, a melhorar de situação e a conseguir mais apoio. “Espero que esta obra, por não tratar de uma realidade que acontece apenas em Senhora de Oliveira, possa contribuir como exemplo para outras rádios”, concluiu.

Víviam autografando livros

Sobre o livro

O livro “Flores e Espinhos de uma Rádio Comunitária” lança um olhar sobre a natureza dos processos populares comunicacionais, assim como reconhece a importância de um trabalho sério e metódico na área de Comunicação Social, no que tange às modestas rádios comunitárias que conduzem de forma simples e quase rudimentar a pluralidade de pontos de vista e visões de mundo, a promoção à cidadania, a participação democrática e a representação de culturas locais.

A investigação dessa realidade torna possível a obtenção de respostas para as questões de representação cultural local por meio da observação da rádio comunitária Boa Nova FM, do município de Senhora de Oliveira (MG), contribuindo, assim, para a aplicabilidade prática na melhoria da emissora e em outras realidades similares.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS