Mostra de Profissões no Colégio-Curso Grau

diretor-geral Wallace Vallory

O campus Nilópolis foi representado pelo diretor-geral, Wallace Vallory, na Mostra de Profissões, realizada pelo Colégio-Curso Equipe Grau, no dia 13 de setembro, em Nova Iguaçu. O objetivo da palestra ministrada pelo diretor-geral foi de orientar sobre os cursos oferecidos pelo IFRJ, e mostrar a importância do ingresso em uma escola técnica.

O Projeto de Orientação Profissional atende aos alunos do 9º ao 3º ano do ensino médio e pré-vestibular do Colégio Equipe Grau. A iniciativa de criar o projeto foi da equipe pedagógica, que conta com a coordenação da psicopedagoga, Tatiana Quintanilha, e dos professores Manoel Marra e Aline Braz.

As palestras com a presença de psicólogos têm como objetivo mostrar a complexidade do momento da escolha, a importância do teste vocacional e sobre como escolher de forma correta o futuro. Além dos profissionais da Psicologia, ex-alunos são convidados para relatar suas experiências no mercado de trabalho. Após as palestras, são desenvolvidas atividades divididas por áreas de interesse dos alunos.

Aos alunos do 9° ano, são destinadas palestras sobre as escolas técnicas, já aos alunos do ensino médio e pré-vestibular, são oferecidas palestras por áreas e atividades práticas.

“Há 4 anos atrás, quando iniciamos o projeto, ele só atendia ao 3º ano do ensino médio e ao pré-vestibular. Porém, percebemos que quanto antes iniciássemos essas atividades, com mais facilidades os alunos decidiriam de forma mais assertiva, além do interesse demonstrado por eles em participar”, concluiu a psicopedagoga Tatiana.