Museu da Vida e IFRJ juntos na luta contra a AIDS

coordenadora, produtora, elenco e diretora posando para foto

da esq para dir.:  Ludmila Nogueira, Mariluci Nascimento, elenco da peça e a diretora do colégio, Bárbara Silva

O campus avançado Mesquita, em parceria com o Museu da Vida - FIOCRUZ, levou a peça teatral “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca” ao colégio Estadual Brasil, localizado em frente ao campus. No pátio do colégio, os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio assistiram à apresentação teatral e participaram de uma roda de conversa sobre o vírus HIV e as complicações da AIDS, no dia 27 de outubro.

A parceria entre as duas instituições de divulgação científica, realizada por meio da coordenadora de Extensão da unidade, Ludmila Nogueira, e a produtora do espetáculo, Mariluci Nascimento, levou à escola duas seções da peça que aborda o tema HIV/AIDS promovendo o diálogo com o público jovem sobre a importância da prevenção dessa e de outras doenças. As perguntas e dúvidas feitas pelos estudantes foram respondidas pelos atores que encenaram a peça.

Além desse bate papo, os atores demonstraram para os estudantes a forma correta de se colocar o preservativo masculino e feminino, reforçando, assim, a única forma de prevenção contra o HIV por via sexual. Para a aluna Karen, do 1º ano do Ensino Médio, os esclarecimentos da peça foram de extrema importância. “A peça foi muito boa e ajudou bastante para saber como se prevenir, achei as informações construtivas”, disse.

Para a coordenadora pedagógica do colégio, Maria de Fátima, a peça sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi excelente para o público adolescente, pois o aprendizado foi passado de forma lúdica. “Não foi uma conversa tão séria, os alunos se divertiram, aprenderam a maneira correta de se comportar. O adolescente não acredita muito nas coisas, e a melhor forma de prevenção é o esclarecimento”, concluiu.

A peça está disponível para as escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro e para visitantes do Museu da Vida.

Para mais informações, clique aqui.