Logo IFRJ

Docentes

Andréa Falcão

Doutora em Ciências Sociais e Antropologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Educação Artística com Habilitação em História da Arte pela (UERJ). Trabalhou como coordenadora e gestora e de projetos em diversas instituições públicas e privadas.

Temas de interesse: políticas públicas de educação e cultura, cultura popular, antropologia, patrimônio, memória e linguagens audiovisuais.

Disciplinas: Recursos audiovisuais aplicados à educação / Metodologia de Pesquisa / Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem.

 

Etiane Araldi

Psicóloga (UFRGS), Mestra em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ) e Doutora em Psicologia Social (UERJ). Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nas interfaces da psicologia com as políticas públicas de educação, trabalho, ambiente e saúde.

Temas de interesse: Cognição e Tecnologias, Educação Profissional e Tecnológica, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Social, Políticas Públicas.

Disciplinas: Teorias da aprendizagem no contexto digital / Práticas inovadoras ensino-aprendizagem.

 

Felipe Barros

Pós-doutorado em Antropologia (PDJ/CNPq). Doutor em Antropologia Social (PPGSA-UFRJ). Mestre em musicologia (PPGM/UFRJ). Bacharelado em Música (EM/UFRJ). Licenciatura plena em Artes (UCAM).

Temas de interesse: Antropologia da performance e rituais, etnomusicologia, antropologia do som e dos sentidos, teorias sobre criatividade, arquivos etnográficos, tecnologias digitais para fonografia e a relação entre som e movimento no audiovisual.

Disciplinas: Recursos audiovisuais aplicados à educação 

 

Hélvio Jerônimo Jr.

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ); Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em produção de Software (UENF); Tecnólogo em Desenvolvimento de Software (IFF).  É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFRJ, nas áreas de Informática/Gestão de TI. Atuou em organizações públicas e privadas como docente da área de Informática. No setor privado atuou como: consultor na área de processos, gestão de projetos, analista de sistemas e desenvolvedor.

Temas de interesse: Seleção, Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologias  Educacionais; Eng. de Software e Gestão de TI.

Disciplinas: Tecnologias Aplicadas ao Ensino

 

Jonas Lana

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre e Bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor de história no IFRJ campus Belford Roxo, onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão relacionadas a práticas musicais na Baixada Fluminense.

Temas de interesse: antropologia, música popular, etnomusicologia, história e artes visuais.

Disciplinas: Elaboração de projeto.

 

Luis Felipe Oliveira

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação PESC/COPPE/UFRJ

Temas de interesse: Ensino de Programação, Ensino de Robótica, Desenvolvimento Web, Desenvolvimento de Jogos, Gestão do Conhecimento e  Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Disciplinas: Construção de web sites e ambientes online de ensino / Robótica educacional

 

Marcelo Japiassu

Mestre em Geografia, com ênfase em Geografia Política e Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Geografia, Ciências Sociais e Psicologia (UFF).

Temas de interesse: novas tecnologias digitais de aprendizagem; temáticas que envolvam jovens e a formação de subjetividades contemporâneas; ciberbulling; geopolítica e novas formas de conhecimento em rede.

Disciplinas: Teorias da Aprendizagem no Contexto Digital.

 

Marcelo Velloso

Licenciatura em Matemática, Especialização em Matemática, Especialização em Novas Tecnologias no ensino de Matemática, Mestrado em Ensino de Matemática.

Temas de interesse: Desenvolvimento de apps com fins educacionais

Disciplinas: Desenvolvimento de jogos e aplicativos educacionais

 

Mariana Spacek

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), nas áreas de Filosofia Geral e de Ética, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Niterói. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na área de Bioética e Direitos Humanos. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na área de Ética Prática. Bacharela e licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Temas de interesse: Ética Normativa, Ética Prática, Direitos Humanos, Direitos Animais, Bioética.

Disciplinas: Metodologia de Pesquisa

 

Milla Benicio

Pós-doutoranda em Comunicação (UFF); Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ); Mestre em Ciência da Literatura (UFRJ); Pós-graduada em Língua Francesa e Literaturas Francófonas (UFF); Bacharel em Comunicação Social (UFRJ). Parceira interinstitucional do Museu de Memes (UFF).

Temas de interesse: cultura digital; cultura pop; Filosofia.

Disciplinas: Sociedade, educação e tecnologia; Jogos didáticos.

 

Vanessa Mota

Bacharelado e licenciatura em Letras Português-Inglês (UFRJ), mestrado e doutorado em andamento em Linguística Aplicada (UFRJ). Mais de dez anos de experiência no magistério, incluindo o setor privado, a SME-RJ e o IFRJ. Membro do NELLID/UFRJ (Núcleo de Estudos em Letramentos e Livro Didático) e do PLENA / IFRJ (Pesquisas em Línguas, Ensino e Aprendizagem). Líder do NUGEDS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual) do IFRJ Campus Niterói.

Temas de interesse: Educação e direitos humanos; Diversidade de gênero e sexualidade na educação básica; Novas tecnologias digitais no ensino; Elaboração de materiais didáticos e multiletramentos.

Disciplinas: Incorporação das TICs na elaboração de aulas

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS