III Jogos Intercampi do IFRJ acontecem em junho

Os “III Jogos Intercampi do IFRJ” já têm data marcada e ela está próxima: dia 10 de junho, das 9h às 17h, no campus Pinheiral. Os jogos são uma ação da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ (Proex) e das Direções-Gerais dos campi, articulada entre as Coordenações de Extensão e os servidores da área de Educação Física.

Os Jogos Intercampi configuram-se em um conjunto de atividades esportivas e culturais que buscam estimular o convívio solidário entre alunos e servidores, a integração entre os campi, a promoção e a valorização da Educação, da Cultura e do Esporte na formação integral do estudante. Serão disputadas as modalidades xadrez, tênis de mesa, handebol, voleibol de quadra, voleibol de areia e futebol society.

“Embora seja uma competição, há intensão de valorizar a integração dos campi. Nosso desejo é que todos possam se divertir e interagir, respeitando as diferenças”, afirmou a coordenadora de Ações Esportivas, Gabriela de Souza, que atua em conjunto com os professores Edson Farret e Ingrid Fonseca, do campus São Gonçalo; Fernanda Toste, do campus Pinheiral; Leandro Almeida, do campus Duque de Caxias; e Israel Souza, do campus Paracambi na organização do evento. Todos fazem parte do Grupo de Trabalho de Extensão em Educação Física.

Servidores e discentes regularmente matriculados em quaisquer níveis e modalidades de ensino oferecidos pela instituição participam dos Jogos : “Há uma previsão de 900 participantes, entre discentes e servidores, tanto os que participarão como competidores, quanto os que só participarão na parte cultural e staff”, explica Gabriela. Estarão presentes dez campi: Pinheiral, Volta Redonda, Duque de Caxias, Nilópolis, Realengo, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Arraial do Cabo, Paracambi e Paulo de Frontin.

A competição será realizada em eliminatórias simples, sobretudo tendo em vista o curto tempo de duração do evento. E nesta disputa, não existem prêmios diferenciados. “Considerando que não temos a intenção de promover a rivalidade entre os campi, decidimos premiar cada participante com uma medalha e cada campus receberá um troféu de participação”, finalizou a coordenadora.