Campus Rio de Janeiro recebe a XI JIT e o VI Fórum ITE

A XI Jornada de Iniciação Cientifica e Tecnológica (JIT) e o VI Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação (Fórum ITE) foram iniciados na última quarta-feira, dia 7 de junho, no campus Rio de Janeiro e receberam alunos e professores de todos os campi do IFRJ. Os eventos contaram com diversas atrações como palestras, mesas de debates e apresentações de projetos de pesquisa que foram realizadas nas salas, auditório e na quadra do campus.

A tarde dos eventos teve início com o ciclo de Comunicações Orais, uma série de seminários para alunos de todos os campi do Instituto Federal apresentarem projetos desenvolvidos por eles com acompanhamento dos professores orientadores, que também atuaram como avaliadores dos projetos. Além disso, foram realizados dois minicursos que tiveram início no período da manhã e continuaram à tarde. O minicurso com tema “Processing – Uma linguagem de programação voltada para áreas da indústria criativa” foi coordenado pelo professor de Design Gráfico, Raphael Argento, da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e o outro intitulado “Segurança Química” foi ministrado pela ex-professora de Processos Químicos e Processos Industriais do IFRJ campus Rio de Janeiro, Jackeline Bahé.

Posteriormente, foi realizada a primeira mesa-redonda do evento intitulada “Cruzando o Vale da Morte: o papel dos NITs na integração entre academia e setor privado” que teve a mediação da professora de Microbiologia do IFRJ campus São Gonçalo, Patrícia Silva e a presença das palestrantes Flávia Lima, da Agência de Inovação da UFRJ e Maria Celeste Emerick da FIOCRUZ. Em seguida, a quadra esportiva ficou lotada para a apresentação de pôsteres de alunos cujos projetos estão em andamento ou já foram desenvolvidos.

A estudante, Evelyn Diniz, do 5º período do curso Técnico em Química do campus São Gonçalo, expôs seu projeto intitulado “Representações Sociais: Mulheres Cientistas”. O trabalho consistia em uma pesquisa com alunos do Ensino Médio do campus em que ela estuda e com outros de uma escola pública a respeito do papel das mulheres na ciência, além de incluir a opinião deles sobre o que mulheres e homens precisam para serem cientistas.

Já o estudante de Física que está no último ano da graduação no campus Volta Redonda, Wellington Martins, abordou o ensino da Física de uma forma mais dinâmica para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e se mostrou satisfeito com o projeto.

A professora Patrícia Silva, do campus São Gonçalo, foi uma das avaliadoras e disse ter ficado satisfeita com a desenvoltura dos estudantes do IFRJ. “Eles realmente conseguiram incorporar a ideia de uma pesquisa científica. Pela apresentação a gente percebe a dedicação, a concentração e a preparação, isso me deixa muito satisfeita porque faz parte da formação que a gente tenta dar no instituto”, destacou.