Logo IFRJ

"2º dia do Quase Químico" no campus Rio de Janeiro

ex-alunos expõem suas história no palco do evento

Ex-alunos foram convidados a contarem sobre suas experiências na área

 

Evento reuniu alunos e professores da área de Química

O auditório do IFRJ campus Rio de Janeiro recebeu alunos de diferentes campi do Instituto, de outras instituições, além de docentes, para o “2º dia do Quase Químico”, que foi organizado pelas coordenações do curso Técnico Integrado em Química, do curso Concomitante/Subsequente em Química e do curso superior de Tecnologia em Processos Químicos. O evento foi realizado no dia 11 de julho e foi parte das comemorações do Dia do Químico.

O “2º dia do Quase Químico” teve na sua programação palestras de professores do IFRJ, que fizeram uma breve apresentação dos cursos; de especialistas da área; de ex-alunos, que contaram um pouco sobre suas experiências durante e após a escola; além de um quiz com perguntas específicas de química.

Na abertura, a diretora-geral do campus, Florinda do Nascimento Cersosimo, se mostrou feliz em poder contribuir para a educação de novos químicos. “Tenho certeza que vocês terminarão a escola com um conhecimento técnico de alto nível, como profissionais extremamente competentes e, mais que isso, com uma formação na qual a ética e o posicionamento crítico serão marcantes ”, destacou.

Professor na frente do auditório ministrando palestra
Professor Bruno Cotrim, do IFRJ, foi um dos palestrantes no evento

Já o coordenador acadêmico do Ensino Técnico, Rodrigo dos Santos Almeida, expressou sua vontade de que esse evento tenha várias outras edições. “Que percamos as contas de quantos ‘dias do Quase Químico’ a gente possa vir a promover nessa instituição. De alguma maneira, precisamos desses momentos para que, junto com os outros dias de aula, essa escola se lembre do seu papel e construa o seu futuro”, disse. 

O aluno do 1º período do curso Técnico em Química, João Antônio Costa, acredita que a presença de ex-alunos para relatar suas experiências dentro da escola e depois dela é muito importante para todos. “A visão deles é a de alguém que já vivenciou o momento pelo qual estou passando agora, então é muito útil e ajuda a esclarecer muitas dúvidas sobre o futuro da profissão”, contou.  

A coordenadora do curso Técnico em Química, Ana Paula Lamounier, disse que o evento possui dois objetivos principais. “Ele visa a integração entre os próprios discentes e entre os estudantes e os professores de Química, além de apresentar os cursos e o mercado de trabalho para alunos dos períodos iniciais, que ainda não tiveram contato com as disciplinas do ciclo profissional”, explicou.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS