Receptividade aos novos alunos em Duque de Caxias

Ingressantes e seus responsáveis no auditório, durante acolhimento

Como de costume no campus Duque de Caxias, foi realizado um acolhimento dos alunos ingressantes para o segundo semestre de 2017. Organizados pela Coordenação Técnico Pedagógica (COTP), os dias 23 e 24 de agosto foram repletos de atividades para os calouros dos cursos técnicos integrados e concomitantes/subsequentes.

No primeiro dia, no período da tarde, os discentes e seus responsáveis receberam as boas vindas da equipe pedagógica, direção e coordenação dos cursos. Os estudantes também foram apresentados às monitorias acadêmicas, com o objetivo de incentivá-los a procurar os monitores do campus sempre que tiverem dúvidas nas disciplinas.

Após as falas e explicações, os alunos foram divididos em grupos para fazerem uma visita guiada pelos setores da escola e seus pais e responsáveis permaneceram no auditório para a reunião com direção e coordenação pedagógica, onde puderam esclarecer suas dúvidas.

Na segunda parte da tarde, os calouros voltaram para o auditório e foram apresentados ao projeto de extensão “Obtenção de sabão para uso doméstico a partir de óleo de cozinha usado”, desenvolvido por professores do campus. Nesta etapa, os ingressantes puderam botar a mão na massa e produzirem suas barras de sabão com a supervisão dos docentes.

A última atividade do dia 23 envolveu o esporte. Os estudantes foram levados para a quadra para assistirem a final da “IF Champions League”, um torneio de futebol organizado pelos discentes do campus que começou antes das férias e teve sua final agendada para este dia justamente para ter a participação dos alunos ingressantes. O time “Advanced FC” venceu o jogo por 4x3 contra o “FC Neymarx” e ficou com o troféu.

Ingressantes passam por experimentos exibidos no corredor do campus

O segundo dia de acolhimento foi utilizado para apresentar aos calouros os projetos e grupos que o campus possui. Os ingressantes foram apresentados ao Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e ao Coletivo Negritude Federal. Na ocasião, as pessoas que compõem os grupos falaram um pouco sobre as propostas de cada um.

Os novos estudantes conheceram ainda diversos projetos científicos e de pesquisa na feira “O que é que o CDUC tem?”, montada no corredor do colégio, e fecharam o dia em uma reunião com o Grêmio Estudantil.

A coordenadora pedagógica, Helen Prado, é uma das principais organizadoras do evento e diz que um dos maiores objetivos dessa recepção é incentivar a permanência dos alunos na escola, mostrando a eles o que a instituição tem de bom a oferecer. “Acredito que a cada semestre que passa a gente vem tentando, com muita dedicação, melhorar ainda mais o acolhimento para os alunos. Isso tem sido feito com muito carinho”, concluiu.