Obras do campus Niterói

logo ifrj horizontal - logo verde, escrita em preto

No segundo semestre de 2015 o IFRJ realizou licitação através do RDC (Regime Diferenciado de Contratação) e contratou a construção do campus Niterói. Foi a primeira vez que a instituição utilizou o RDC e, também, a primeira vez que optou pela construção integral (todos os prédios), em etapa única, de um campus.

O campus terá 5.577m² de área construída, distribuídos em seis blocos:

- Bloco de Acesso e Biblioteca

- Bloco Pedagógico e Administrativo

- Bloco de Serviços e Vivência

- Bloco de Laboratórios Especiais

- Quadra Poliesportiva Coberta

- Auditório

A edificação foi planejada seguindo todas as regras de acessibilidade, em todos os ambientes, possuindo diversas rampas, além de elevador no prédio da biblioteca.

Alguns destaques da edificação são encontrados no auditório e na área de vivência. O auditório foi projeto com plateia para 200 lugares, incluindo poltronas para pessoas obesas, poltronas pessoas com mobilidade reduzida, espaço para cadeiras de rodas e rampa de acesso ao palco. Já a área de vivência contará com cantina, cozinha (estruturada conforme as normas sanitárias), refeitório coberto, sala para grêmio e diretório estudantil, teatro de arena e área aberta com bancos e jardineiras.

Segundo o diretor da Diretoria de Desenvolvimento Institucional e Expansão (Diex), Marcos Clivatti Freitag, "a opção pela construção integral de um campus, apesar das eventuais restrições orçamentárias e financeiras, evita as tradicionais dificuldades de implantação de um campus no sentido do espaço físico necessário ao desenvolvimento pleno das suas atividades. Obviamente que outras edificações podem ser necessárias no tempo, conforme as peculiaridades de cada curso criado; mas, o conjunto de edificações em construção possibilitará a implantação do campus dentro do modelo estabelecido pela SETEC/MEC".

Campus funciona desde 2016 ofertando diversos cursos

Provisoriamente o campus Niterói funciona em imóvel da municipalidade, cedido a título gratuito, junto ao Caminho Niemeyer (Rua Professor Plínio Leite, s/n, Centro).

O campus iniciou suas atividades em 2016 com a oferta de diversos cursos FIC, de extensão e como um polo de EaD para curso técnico. Já neste ano foi implantado o primeiro curso técnico presencial.

Com pouco mais de um ano de funcionamento o campus conta com aproximadamente 40 servidores (docentes e técnico-administrativos) e 200 alunos, tendo como meta chegar a 115 servidores e 1.500 alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino.

Atualmente o campus oferece os seguintes cursos:

- Técnico em Administração, concomitante/subsequente ao Ensino Médio, presencial

- Técnico em Secretaria Escolar, a distância

- FIC Assistente de Administração em Organização e Métodos

- FIC Espanhol Básico para Negócios

- FIC Redes de Computadores

- FIC Desenvolvimento Web

Clique aqui para acessar o vídeo com o estágio atual das obras no campus Niterói ou veja no player abaixo.