Logo IFRJ

Planejamento Estratégico do IFRJ inicia nova fase

logo ifrj horizontal - logo verde, escrita em preto

O Planejamento Estratégico do IFRJ (2017-2021) dá início a uma nova fase, a Gestão de Projetos. O diretor de projetos da STEINBEIS-SIBE do Brasil, Bruno Viott, conduziu os trabalhos que tiveram início ontem, 12 de setembro, e continuam hoje e amanhã no auditório do novo prédio da Reitoria, no Centro do Rio.

O reitor Paulo Assis, líderes de projetos e convidados de diversos campi da Instituição participaram da palestra inicial e  das atividades realizadas na parte da tarde, quando foram formados três grupos para realizar trabalhos que vão capacitar os servidores para dar prosseguimento às novas etapas do Projeto.

Bruno falou das atividades realizadas desde o início do ano, incluindo a apresentação do Projeto, as visitas  aos campi para a criação de um portfólio de projetos e  a formação de um mapa estratégico, montado com a contribuição dos servidores, e também do atual momento. “Agora, passamos a uma fase ainda mais complexa e importante, que é retirar do papel essas ideias e começar a dar forma ao que o IFRJ pretende fazer com seu Planejamento Estratégico”.

O diretor da STEINBEIS-SIBE do Brasil disse também que é normal que nem todos os projetos do mapa, 15 no total, sigam adiante ao mesmo tempo. “Há sempre a questão das prioridades, da disponibilidade de verbas etc. Por isso, essa integração e essa capacitação dos líderes serão fundamentais para que todos possam entender melhor as potencialidades e os limites”.

Os próximos passos do Projeto incluirão a RAO – Reunião de Avaliação Operacional – quando serão verificados os indicadores, como os projetos estão sendo conduzidos etc.  e a RAE – Reunião de Avaliação Estratégica – em que haverá uma discussão sobre a condução dos projetos, tomando como base as discussões realizadas na RAO. A partir de então serão tomadas as decisões necessárias para dar prosseguimento ao Projeto.  

O objetivo do Planejamento Estratégico (2017-2021) é  diagnosticar o real estado da Instituição e estabelecer objetivos e estratégias para a modernização de sua gestão; bem como, para a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS