Logo IFRJ

Mudanças que passam pela sustentabilidade

diretores e servidores posando para foto

O campus Duque de Caxias recebeu uma importante visita para o início de uma nova era na comunicação do IFRJ. A Coordenação Geral de Arquivo, a Diretoria de Tecnologia da Informação e o comitê de Acompanhamento do Sistema Integrado de Gestão estiveram no campus e ministraram o treinamento para o processo de informatização do uso de memorandos eletrônicos, no dia 3 de outubro.

 Essa mudança no processo de tramitação de memorandos é a primeira ação do IFRJ para a implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de diferentes órgãos do governo, que visa trazer agilidade, transparência, produtividade e, principalmente, reduzir o uso de papel em toda a administração pública federal.

Como é uma grande mudança, os servidores terão um prazo para se adaptar. Os memorandos eletrônicos ainda não são de uso obrigatório, o que proporciona tempo para que haja uma prática e maior adaptação ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), plataforma onde serão construídos os novos modelos de memorando e, futuramente, outros documentos públicos.

Durante o treinamento, os servidores assistiram a um exemplo da construção de memorando eletrônico, como ele chega à chefia para ser autenticado, como chega ao destinatário, quais as opções de ferramentas que podem ser utilizadas no processo e, além disso, puderam tirar dúvidas e esclarecimentos.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS