Logo IFRJ

Capacitação para uso dos memorandos eletrônicos é finalizada

Logo do IFRJ

A Coordenação Geral de Arquivos, a Diretoria de Tecnologia da Informação e o Comitê de Acompanhamento do Sistema Integrado de Gestão finalizaram as visitas para o treinamento do uso dos memorandos eletrônicos. As capacitações iniciaram-se no dia 19 de setembro, no campus Niterói, e foram concluídas dia 5 de outubro, na unidade de São Gonçalo.

A informatização do processo de tramitação de memorandos é a primeira ação do IFRJ para a implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) – decreto do governo federal – que possui o intuito de melhorar a infraestrutura pública através do meio eletrônico.

O processo representa um avanço na comunicação interna dos campi, pois possui o objetivo de agilizar a comunicação com transparência, além de proporcionar benefícios que contribuam para o meio ambiente, como a diminuição do uso da impressora, o desperdício de papel e a redução no custo do transporte de arquivos.

Carlos Victor de Oliveira, presidente do Comitê de Acompanhamento do Sistema Integrado de Gestão (SIG) agradeceu pelo acolhimento e recepção dos servidores durante as visitas. "A recepção nos campi foi excelente, os servidores entenderam o propósito, a motivação para o uso dos memorandos eletrônicos", afirmou.

Já Fábio Macedo, diretor de Tecnologia da Informação, falou sobre a efetiva utilização do recurso até o momento: "357 memorandos já foram enviados, o que torna a ferramenta de grande utilidade para o Instituto e comprova o efetivo uso", concluiu.

A missão do comitê é informatizar, normatizar e padronizar todos os processos da instituição. Por isso, com essa etapa vencida, o próximo passo é a informatização dos documentos e processos eletrônicos.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS