Feira de Ciência e Tecnologia

professores e alunos posando para foto

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimentou o mês de outubro em Niterói. Como parceria e projeto de extensão, o campus participou da IV Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, organizada pela prefeitura. Nos dias, 20 e 21 de outubro, servidores e alunos da unidade puderam divulgar trabalhos, cursos e projetos para a comunidade.

O evento, aberto à comunidade, contou com a participação de alunos de diversas localidades, o que ajuda na divulgação da imagem do IFRJ. É o que destaca Luiz Felipe Oliveira, professor de Informática: “É uma grande realização ver um trabalho extrapolando os limites da sala de aula, podendo ter uma interação mais forte com a comunidade, recebendo pessoas das mais diferentes idades”, disse.

Na apresentação dos projetos “Tá caindo água” e “Tá com luz”, iniciados durante o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Desenvolvimento Web, o professor acompanhou os egressos Fernanda Barbosa e Filipe Rimes. A execução e implementação do projeto, que informa por meio da internet se há alteração no fornecimento de água e luz, propiciou aos alunos contato com pessoas da região, que compartilharam experiências e confirmaram as hipóteses do trabalho, revelando sua importância.

Durante o evento, foram coletados dados de pessoas que se disponibilizaram a participar dos próximos pilotos do trabalho. O professor destacou a importância desse contato com o público. “Os alunos puderam ter a experiência de apresentar para diferentes públicos com diferentes abordagens, podendo exercitar suas habilidades e motivando a continuidade da pesquisa”, falou.

Luiz Felipe também destacou a importância das atividades de extensão: “Além de receber pessoas também precisamos ir ao local onde elas estão. Foi uma experiência importante porque mais gente passou a conhecer o nome do IFRJ”, concluiu.