Logo IFRJ

Arte e Literatura no Pré-Flidam do campus São João de Meriti

palestrantes sentados à mesa, na frente da sala, falam ao público

O campus São João de Meriti respirou arte e literatura esta semana. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEME) e a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, o campus realizou um Pré-Flidam - Festival Literário Internacional da Diáspora Africana. O evento foi realizado no auditório do campus, nos dias 07 e 08 de novembro.

No primeiro dia, foram realizadas três atividades. Na parte da manhã, a “Oficina da Boneca Africana Abayomi” – símbolo de resistência, tradição e poder feminino – fez uso do espaço. A atividade foi voltada aos professores da rede pública do município e teve, como mediadora, a professora da rede municipal de São João de Meriti, Jacqueline de Oliveira.

Palestrantes e membros do campus posam para a foto

Na parte da tarde, foi realizada uma palestra sobre o “Movimento Negro e Militância”, ministrada pelos seguintes convidados: Evandro Aleluia, da Comissão Municipal da Escravidão Negra de São João de Meriti; Leila Regina, assessora de Relações Étnicas da Casa de Cultura do município; e Marcelo Dias, coordenador estadual do Movimento Negro Unificado. O mediador foi o professor do campus, Fábio Ferreira. E por fim, na parte da noite, foi realizada uma roda de capoeira do “Grupo Liberdade”.

Segundo dia – No segundo dia de evento aconteceu, na parte da tarde, o debate sobre “Intolerância Religiosa nos Dias Atuais”. Foram convidados a participar da discussão o Frei Tatá, da Diocese de Nova Iguaçu; a Mãe Marilena Mattos, da Casa de Cláudia – terreiro em São João de Meriti; o Pastor Júlio César Gomes, da Comunidade Batista Shalon Nova Terra; e Sandra Brandão, Ilé Asé Òpó Àfonjá. O mediador foi Luiz Chaves, da Coordenação Pedagógica do campus.

Encerrando a programação, foi realizado um “Sarau de Poesias”, com membros da Academia de Letras do município de São João de Meriti.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS