Palestra no campus São João de Meriti aborda gestão e liderança na educação

Palestrante em pé na frente da sala, com projeção ao fundo

O professor Gustavo Tavares, do campus São João de Meriti, fez uma palestra sobre liderança em gestão escolar para servidores da unidade nesta quarta-feira, 29.

O encontro, feito a pedido do diretor de Ensino, Isaque de Souza, abordou a cultura de mudança no ambiente organizacional. Gustavo explicou a diferença entre gestão e liderança e destacou a importância de se formar uma equipe, não um grupo. “A gestão trata da troca social, e a liderança, do processo de uma visão positiva do futuro. Com isso, podem gerar uma realização grupal e individual”, disse.

Gustavo trouxe reflexões sobre boas práticas na liderança educacional e na gestão no Instituto. “É fundamental atuar além das fronteiras da escola. Conecte-se com o ambiente mais amplo para gerar um processo chamado intercomunicacional”, afirmou.

Grupo participante da palestra

Para concluir, o professor citou a importância de se criar uma boa convivência e uma cultura de mudança. “Tenho muitos exemplos de escolas que se transformaram e foram de um patamar para outro. Nada disso é feito sem a coletividade e sem uma liderança atuante”, disse.

O diretor de Ensino, Isaque de Souza, destacou a abordagem da palestra. “Que daqui em diante, não sejamos um grupo, e sim uma equipe. Certas decisões exigem coesão e ainda vamos passar por muitos momentos difíceis”, disse.