IFRJ fica em terceiro lugar no Xadrez do 35º Intercolegial - O Globo

alunos posando com suas medalhas no 35º Intercolegial - O Globo

O campus Paracambi participou, através do projeto de Extensão “IFRJ Chess”, do 35º Intercolegial O Globo/SESC Rio, no dia 21 de outubro. O aluno Marlon Gomes, que está no 2º período do curso Técnico em Mecânica, participou da competição e garantiu medalha de bronze na modalidade “Xadrez”. O projeto “IFRJ Chess” ocorre através da interação dos estudantes em torneios, dentro e fora do Instituto, além de jogos online. Na unidade, cerca de 30 alunos participam das atividades propostas pelo programa.

Para o coordenador do projeto de Extensão e treinador da equipe, Leandro Pereira, o resultado foi ótimo devido ao tempo de vida do projeto e, ainda, demonstra o esforço e dedicação dos alunos e colaboradores. “Ficamos em terceiro lugar, perdendo para instituições que possuem muita tradição no xadrez escolar. Por isso, considero o resultado excepcional levando em conta que o projeto só tem três anos”, disse.

A equipe é formada por Marlon e mais três atletas federados. Um deles, Gabriel de Oliveira, que também é aluno do curso Técnico em Mecânica, falou sobre o desempenho e desenvolvimento do grupo no evento. “Sempre estamos participando de torneios, mas o Intercolegial foi o nosso primeiro entre escolas de todo o Rio e conseguimos representar bem nosso Instituto. É sempre bom irmos disputar competições desse nível para podermos levar o IFRJ para frente nos esportes”, concluiu o estudante.

Para os participantes do projeto, o xadrez é extremamente benéfico pelo fato de estimular a atividade intelectual, aumentar o raciocínio lógico e a capacidade de fazer cálculos.

O 35º Intercolegial O Globo/SESC Rio é promovido pela Infoglobo Comunicação e Participações, possui caráter exclusivamente cultural e esportivo, e tem a finalidade de estimular a prática esportiva entre os jovens, promover a integração entre os colégios, auxiliar no intercâmbio de métodos aplicados à educação física e descobrir novos talentos para o esporte.