Sétima edição do Conexões PET debate sobre direitos sociais

mesa de abertura composta por Fernanda Piccolo, Livia Vilela e Susana Nogueira

Com o intuito de criar um espaço de trocas de experiências entre os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), o “Conexões PET” é um dos destaques do IFRJ. O evento ocorre anualmente e é desenvolvido por estudantes de graduação que participam do programa. Neste ano a 7ª edição, que teve como tema “Direitos Sociais em Questão: Sucumbir ou Resistir?”, movimentou o campus Nilópolis, no dia 12 de dezembro.

O PET é um programa pautado pelo princípio da tríade universitária – ensino, pesquisa e extensão – e fomentado com recursos da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), órgão que também supervisiona o funcionamento dos grupos em todo o país. O IFRJ possui, atualmente, três grupos PET: Conexões de Saberes: Produção Cultural, no campus Nilópolis; Conexões de Saberes: Sexualidade e Educação Sexual, no campus Realengo, e Química Supramolecular, Nanociências e Nanotecnologia, no campus Duque de Caxias.

A pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Cássia Lisboa, que participou da mesa de abertura, destacou a evolução do evento. “É a quarta edição que posso participar, e é gratificante ver como o Conexões PET está cada vez melhor. A ideia de integrar os grupos progride um pouco mais a cada edição”, comentou.

Cássia Lisboa e Wallace Vallory

A primeira mesa redonda discutiu o tema central do evento e foi ministrada por Jaqueline Gomes, professora de Psicologia do campus Belford Roxo. Trazendo perspectivas históricas, ela falou sobre como lidar e gerar estratégias para barrar questões políticas contra os direitos sociais. “Sempre houve resistência. Viver é resistir e militar. Mas a forma como fazemos isso precisa mudar, nós precisamos nos adaptar, e isso significa não se acomodar”, afirmou.

Jaqueline ressaltou, ainda, como esse assunto é fundamental para mudança de padrões e tem sido de extrema relevância para a população negra das Américas nos últimos anos. “Somos filhas e filhos de resistência. Por mais que o discurso oficial na história dos povos africanos traficados seja de que eles sucumbiram, essa história não é de sucumbir, mas sim de resistência”, contou a professora.

Já a segunda mesa redonda, contou com a presença das tutoras PET: Fernanda Piccolo, Livia Vilela e Susana Nogueira, que falaram sobre a sequência de ataques aos direitos sociais, as mudanças com a Reforma da Previdência e resistência nos grupos dos programas. Além disso, o evento contou com comunicações orais de alunos que apresentaram trabalhos desenvolvidos nos grupos do Programa de Educação Tutorial, atividades culturais e, por fim, o Sarau das Conexões.