Seminário de Licenciatura de Física

palestrante falando sobre o tema no auditório do campus Nilópolis

O que há de interessante na Física foi o tema do “Seminário de Licenciatura de Física”, ministrado pelo físico Luiz Carlos Lima, no dia 29 de novembro. O objetivo era apresentar uma versão simples sobre os conceitos básicos de Física e como podem ser abordados em sala de aula, junto aos alunos.

Além de possuir bacharelado, mestrado e doutorado em Física, Luiz Carlos atualmente é pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), localizado na Urca, zona sul do Rio de Janeiro. Luiz conta que certos temas de pesquisa, como Física Atômica e Astronômica, requerem milhares de dólares para serem feitas. Entretanto, enfatiza que é preciso persistir. “Esse período está sendo difícil pela atual situação financeira do país, mas não se deve desistir”, falou. Para ele, a Física é uma ciência essencialmente experimental e que ainda precisa enfrentar desafios.

Devido ao público composto em grande parte por alunos de Licenciatura, o assunto que tratava das maneiras didáticas de ensinar foi o mais esperado, já que, os professores constantemente buscam meios de tornar o ensino mais favorável à aprendizagem.

Outro assunto que despertou a curiosidade dos presentes foi a Física Astronômica, área na qual há um grande interesse popular e procura devido à visibilidade na mídia por meio de divulgações nos veículos e destaque em revistas científicas.

No final da palestra as perguntas foram abertas ao público, que, por sua vez, questionou sobre o futuro para os pesquisadores e a atual situação financeira do país. Entretanto, Luiz reforçou a ideia de não desistir das pesquisas e nem da vontade de se tornar um pesquisador.