Vagas remanescentes para Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Logo do IFRJ

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) tornou público os editais para preenchimento das vagas remanescentes do Processo Seletivo 2018 para os Cursos de Mestrado Acadêmico e de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) do Campus Nilópolis do IFRJ.

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências é dirigido aos profissionais, portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, que atuem na educação científica, especialmente professores das Ciências da Natureza e Matemática atuando na educação básica, no ensino superior ou no ensino não-formal de ciências.

Já o Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências é dirigido aos licenciados nas áreas de ciências da natureza e afins, bem como aos profissionais não licenciados desde que portadores de diploma de graduação obtido em curso reconhecido pelo MEC. Aos profissionais não licenciados deve ser comprovada a associação de seus trabalhos com a educação formal (educação básica ou superior) ou não-formal, ou envolvimento em ações e/ou projetos que permeiam a discussão do ensino de ciências.

Ambos os mestrados são gratuitos, não possuindo mensalidades nem taxas de matrícula, e será realizado no Campus Nilópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, situado na Rua Cel. Délio Menezes Cortes, nº 1045, Nova Cidade, Nilópolis, RJ.

A taxa de inscrição nos processos seletivos custa R$ 100. As inscrições estarão abertas até o dia 16 de fevereiro de 2018, e deverão ser realizadas, exclusivamente, via Internet, de acordo com os seguintes procedimentos: acessar o endereço eletrônico http://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/stricto-sensu no período de inscrição e imprimir o formulário de inscrição; preencher o Formulário de Inscrição de forma completa, inclusive as respostas do Questionário Socioeconômico/Cultural; gerar e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), conforme descrito no item 3.4, ou, no caso dos solicitantes de isenção, imprimir e preencher o formulário de isenção, conforme o estabelecido no item 3.5 do edital.

O candidato deverá enviar ou entregar pessoalmente sua inscrição, dentro de um envelope pardo lacrado identificado com o nome do candidato, o curso e o número do edital, o formulário de inscrição preenchido e assinado, fotocópia do documento de identidade oficial com foto, cópia da Guia de Recolhimento da União (GRU) e comprovante de pagamento, ou, no caso dos solicitantes de isenção, a documentação descrita no item 3.5.

O envelope deverá ser enviado por SEDEX, com Aviso de Recebimento (AR), dos Correios, para a Diretoria de Concursos e Processos Seletivos do IFRJ, situada à Rua Senador Furtado, nº 121, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, sala 220, CEP 20.270-021. Caso o candidato opte por entregar os documentos relativos à inscrição pessoalmente, o atendimento será realizado, nos dias úteis, das 10 às 16h, no mesmo endereço.

Mais informações podem ser obtidas através dos editais, disponíveis neste link.