Transexualidade em pauta no II Inter PET

grupos do PET participam de atividade na área externa do campus

Apresentações e dinâmicas marcaram o II Inter PET (Programa de Educação Tutorial), evento que tem como objetivo a integração dos três grupos participantes do programa no IFRJ, visando articular as ações e propostas de cada grupo. O tema desta segunda edição, que foi realizada no campus Realengo no dia 26 de fevereiro, foi “O que é ser transexual para você?”.

Organizado pelo grupo PET “Sexualidade e educação sexual” do campus Realengo, o encontro contou com a presença dos grupos “Conexões de saberes em produção cultural”, do campus Nilópolis, e “Química supramolecular, nanociência e nanotecnologia”, do campus Duque de Caxias.

Os grupos se apresentaram e explicaram a importância do tema para a sua área de estudo. “O tema da transexualidade dialoga com os três PETs do IFRJ. Isso porque na área de nanotecnologia, por exemplo, são criados vários métodos específicos para esse público, como alterações hormonais e cirurgias; já a área da cultura é onde, em muitas vezes, a população trans consegue se expressar e ganhar mais espaço e mais visibilidade”, afirmou Karoline Alves, aluna do 8º período do curso Bacharelado em Terapia Ocupacional.

Em seguida, os estudantes organizaram um quiz para esclarecer dúvidas sobre o tema e foram realizadas dinâmicas com o objetivo de sensibilizar os discentes sobre os desafios que a população transexual enfrenta diariamente.

“Essa troca de experiências com formações tão distintas é muito rica, porque são diversos olhares sobre a mesma temática. Isso agrega à formação dos alunos e à nossa, como tutores. Além disso, é muito importante que a gente aprenda sobre a diversidade em toda sua plenitude”, enfatizou Fernanda Delvalhas coordenadora da pós-graduação de Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação do campus Nilópolis.