Ação de extensão leva alunos e técnicos ao CCBB

alunos do campus São João de Meriti na exposição "Ex África" no CCBB

Alunos e técnicos do campus São João de Meriti realizaram uma visita técnica à exposição “Ex Africa”, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O passeio, que aconteceu no dia 22 de março, se deu através de uma ação de extensão proposta pelo coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus, Edy Lawson Silva Santos.

Segundo o professor Edy, é de muita importância o núcleo organizar ações como estas. “É incrível proporcionar experiências deste tipo. O objetivo é fazer com que os alunos conheçam mais da história dos países tratados e veja as mudanças que estão ocorrendo”, disse.

A aluna Luana Ribeiro, do 2° período do curso Técnico em Administração, conta que realizar a visita foi muito engrandecedor para ela: “Gostei muito de ter tido essa experiência, pude conhecer uma cultura através de outro olhar. A África me remetia a muita coisa triste: a fome, a miséria, a escravidão. Mas agora, pude agregar pontos positivos”, falou Luana.

A exposição “Ex Africa” traz a arte africana contemporânea e tem como curador Alfonso Hug. Nela podem ser conferidas obras de 18 artistas, vindos de oito países africanos. Cada artista revela aspectos de um continente que vem passando por transformações radicais nas últimas décadas. Pode-se notar a transição entre o moderno e as marcas da história que representa os países.

A visita se inicia com um artista do Senegal e segue pelo oeste do continente até a África do Sul. A maior obra da exposição, feita por Ibrahim Mahama, chega a, aproximadamente, 300 metros de comprimento e é composta por diversos caixotes e pertences achados nas ruas, o que simboliza as marcas e os vestígios deixados pelo caminho.

O grupo teve auxílio da instrutora Janine Magalhães, que explicou um pouco sobre os artistas e obras, estimulando um maior pensamento crítico.