Novas práticas no laboratório de Agroindústria e novos produtos no restaurante do campus Pinheiral

estudantes do campus Pinheiral posando para foto

O laboratório de Agroindústria do campus Pinheiral trabalha para diversificar sua produção. E no mês de maio produziu, pela primeira vez, pizzas, salgados assados como joelho, croissant e pães artísticos, junto aos estagiários e monitores do setor. A proposta visa oportunizar novas atividades aos estudantes e diversificar os produtos oferecidos pelo restaurante da unidade. Já os pães artísticos têm a produção direcionadas a eventos.

O técnico em Alimentos, Aloízio de Lima, explicou que cerca de 300 unidades de salgados assados congelados foram enviadas ao restaurante do campus. Os produtos serão distribuídos nas refeições do café da manhã e ofertados ao alojamento. Além da prática de fabricação dos produtos, os estudantes aprenderam conceitos de custos de produção, elaboração de fichas técnicas e cálculos de informação nutricional dos novos produtos.

No dia 10 de maio, a equipe do restaurante, do laboratório e convidados realizaram uma atividade de degustação. Monitores e estagiários estiverem presentes representados pelos estudantes do curso Técnico em Agroindústria, Silvana Patrício, Rafael Emerick, Maria Isabelle Sousa e Aline Gonçalves.

De acordo com Rafael, os estudantes da unidade aguardam com grande expectativa pelos novos produtos: “Tudo mundo fica perguntando a respeito”. Sobre a monitoria no setor, Aline avaliou que as atividades oportunizam aprendizados além das aulas práticas. “Com mais liberdade para produzir, mais tempo e atenção dos funcionários”, complementou.

A parceria entre restaurante e agroindústria tem o potencial de reduzir os custos com produtos. O técnico em Alimentos Aloízio frisa que os novos produtos ofertados ao restaurante têm o preço abaixo que o de mercado. O nutricionista Luciano Pereira comentou que a parceria entre o restaurante e a agroindústria oferece flexibilidade para inserção de novos produtos no cardápio. “Atendendo mais facilmente os hábitos e preferencias alimentares dos alunos”, avaliou.