Diálogo, história e conscientização contra a violência

O terceiro dia (25/05) da SEMAC definiu os finalistas da V Gincana e recebeu debates e oficinas que movimentaram o campus. Inclusive, contou com a presença do Deputado Federal do PT/RJ Celso Pansera, convidado a participar da mesa-redonda "Fascismo: ontem e hoje".

Esta discussão foi uma das temáticas do dia. Entretanto, a oficina "Você sabe o que é violência" promovida pela professora de Psicologia Gabriela Salomão junto com os alunos de Licenciatura em Química também teve boa repercussão.

A participação do público presente surpreendeu a docente. "O diálogo com o público foi interessante. Os visitantes compartilharam relatos de situações já vividas por eles e foi uma experiência muito maneira”, disse Gabriela, que ainda refletiu. "“Essas temáticas não podem passar despercebidas. “A escola é o lugar em que podemos dar visibilidade a esses assuntos”, concluiu.

Houve espaço para relatos que ilustravam situações absurdas, como foi o caso de uma discente, que identificaremos como ‘X’, que lembrou: “Eu era amiga de um menino que começou a criar datas comemorativas na mente dele, que não existiam. Então começou a me incomodar alguns assuntos falados por ele e me senti ameaçada. Procurei a COTP da escola e pedi auxílio". A aluna, disse, ainda, que é preciso sempre procurar auxílio.

A oficina de tranças e turbantes, realizada pela discente do 6º período de Química/Médio Landara Marcele, proporcionou ao público uma compreensão da história. A integrante do Coletivo Negritude Federal apontou a importância desta ação. "O intuito desta oficina é atingir os jovens do instituto, principalmente os negros. Quero passar ao público que o turbante não é um acessório, é uma forma de resistência da cultura negra. O turbante traz o empoderamento da cultura", disse Landara.

Após a peça de teatro “Marielle, presente” do grupo Dionísia Urbana, o coordenador de Extensão Rodrigo Lemos, junto com a professora de Língua Portuguesa Monique Inocêncio, fizeram um vídeo em homenagem à memória da ex-diretora e docente de Filosofia do campus Duque de Caxias Teresa Martins. Durante o dia também teve o cine-debate com o Coletivo União LGBTQ+ e a oficina “De vinil a vinil”, além da apresentação artística do grupo "Wings of Winter” (W.O.W) na quadra do CDuC.

Não esquecendo dos esportes, o terceiro dia da SEMAC teve a oficina “Prática de Badminton” e na quadra as atividades: vôlei misto; futsal, basquete e handebol masculino e feminino. A disputa de tênis de mesa e o atletismo, masculino e feminino, a competição de vídeo game e xadrez misto também envolveram os alunos.

O encerramento do evento contará com o bloco Butano na Bureta, com o "carnaval fora de época" para agitar e alegrar os presentes no campus Duque de Caxias.

Acesse o link da programação.