Logo IFRJ

Ampliação da educação a distância com oferta própria

O campus Pinheiral se prepara para oferta própria de cursos na modalidade de Educação a Distâqncia (EAD). Nesta segunda-feira, dia 11, a Direção Geral da unidade se reuniu com representantes da Diretoria Adjunta de Tecnologia e Inovação em Educação Profissional e Tecnológica (DTEIN) do IFRJ para discutir sobre o assunto. A previsão é que o campus inicie o trabalho com a oferta de cursos de curta duração, as capacitações de Formação Inicial e Continuada (FICs) e, assim, fortaleça seus cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação no ensino presencial e a distância.

Desde 2009, o campus Pinheiral atua na educação a distância somente através de convênio com a Rede e-Tec Brasil. Com a oferta própria da educação a distância pela primeira vez no campus Pinheiral, as matrículas EAD serão contabilizadas na carga horária docente, assim como, tais matrículas serão computadas na matriz orçamentária Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Tais transformações representarão ganhos orçamentários ao campus e possibilitarão a ampliação do número de cursos, assim como, a melhoria da relação professor / aluno na unidade.

Para o diretor geral de Pinheiral, o professor Marcos Fabio Lima, o desafio é ampliar o número de cursos sem recursos financeiros de investimento de imediato. “Dessa forma, todos nós servidores devemos trabalhar em conjunto para alcançarmos esse objetivo”, destacou Marcos. Atualmente, o campus Pinheiral se depara com a necessidade de crescer, mesmo diante de barreiras como a falta de infraestrutura física para a ampliação do número de matrículas, e a educação a distância se apresentou como uma das alternativas para vencer tal adversidade.

De acordo com o coordenador pedagógico e de Formação de Educação a Distância do IFRJ, o professor Rafael Pereira Baptista, a educação a distância apresenta ao corpo docente novas estratégias de atuação, que podem ser utilizadas também no ensino presencial. Para Rafael, o campus Pinheiral, com seu um histórico na educação a distância, tem potencial de torna-se líder na oferta desta modalidade na região Sul Fluminense.

Além do professor Marcos Fabio e do professor Rafael, estiveram presentes na reunião, o diretor de Ensino do campus Pinheiral, o professor Antonio Carlos Luciano de Souza, a diretora adjunta de Tecnologia e Inovação em Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ, Aline Pinto Amorim, e o coordenador operacional de Educação a Distância, Yuri Furtado Prange.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS