Campus Pinheiral promove atividades de Corrida de Orientação

Alunos têm que se localizar com auxilio de bússola e mapa

O campus Pinheiral está promovendo atividades de Corrida de Orientação aos servidores, alunos e à comunidade externa. Os encontros acontecem todas às quartas-feiras, às 13h, na unidade. O esporte consiste em percorrer um trajeto em mata e, com auxílio de bússola e mapa, identificar localizações pré-definidas.

A professora e coordenadora do projeto, Gabriela de Souza, explicou que a atividade desenvolve diferentes habilidades. “Na corrida de orientação a pessoa pratica o esforço físico na caminhada e desenvolve questões cognitivas ao ler o mapa e se identificar no percurso”, apontou. Ainda de acordo com a professora, existem vários percursos diferentes, do nível iniciante ao avançado.

Para Gabriela, o campus Pinheiral é muito propício para desenvolver a atividade, uma vez que a unidade conta com elementos da natureza. “A área verde do local é bem grande, temos até espaços que não entram nem a luz do sol”, avaliou. Segundo a professora, o contato com o esporte faz os participantes terem uma relação com o meio ambiente e desenvolverem conceitos de preservação.

O monitor do projeto e aluno do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária Matheus Francisco, revelou que começou a ter interesse pela atividade após uma visita ao campus no ano passado, quando viu alguns alunos praticando a Corrida de Orientação. “É muito legal fazer o percurso, porque além de ser um ótimo contato com a natureza, é um desafio a nós mesmos concluir a atividade”.

Contato

Para se inscrever na atividade, basta entrar em contato pelo número (21) 9 9351-6763 ou pelo e-mail gabriela.souza@ifrj.edu.br. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Corrida de Orientação: aproximação com a natureza”.