Campus Volta Redonda marca presença em Simpósio de Física em São Paulo

Em um universo de literais interações entre matéria e energia, alunos e professores do curso de Licenciatura em Física do campus Volta Redonda participaram, entre os dias 23 e 27 de janeiro, do XXII Simpósio Nacional do Ensino de Física. Realizado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), os docentes, junto a seus bolsistas de Iniciação Científica, tiveram a oportunidade de ministrar oficinas e apresentar trabalhos.

Com o tema “Física e o cidadão contemporâneo”, o Simpósio buscou discutir temáticas presentes na área por meio de oficinas, seminários e palestras, além de valorizar o conhecimento da Física como capaz de contribuir com a vivência de cada indivíduo na construção de um bem comum e um mundo melhor.

A professora do curso de Licenciatura em Física, Aline Tiara, dirigiu uma oficina em que tratou do conceito da Astronomia relacionado com o estudo da disciplina que os alunos aprendem no Ensino Médio. O curso, que aconteceu durante três dias, contou com a participação de alunos de diversas universidades e também professores.

O aluno Jonatas Rodrigues, junto ao professor e coordenador da Licenciatura em Física, Marco Aurélio do Espírito Santo, apresentou um trabalho sobre os resultados parciais de seu projeto de iniciação científica, que trata do desenvolvimento de um painel eletrônico de conversão de energia solar em elétrica.

Orientado pelo professor Paulo Victor Souza, o estudante Marcus Vinicius, também do curso de Licenciatura em Física, apresentou um trabalho sobre “Games e o ensino da cinemática”, o qual abordou os principais estudos da cinemática como velocidade média e instantânea, aceleração e tempo. O aluno considerou a experiência muito proveitosa por estarem em contato direto com a prática da Física, além da teoria estudada na Graduação.

Participaram ainda do Simpósio os professores Aline Tiara Mota, Lígia Valente, Jefferson Neves e Marco Aurélio Espírito Santo, e os alunos Rhaynara Carolyna, Caroline Zamborlini, Jonatas Rodrigues, Ailan de Oliveira, Danielle Rodrigues, Rafael Arruda, Marcus Vinicius Andrade da Licenciatura em Física e Renata Lopes da Matemática.