Logo IFRJ

Registro de Atividades de Extensão

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O fluxo abaixo resumo todo o processo de submissão, execução e entrega dos relatórios finais à COPAEX.

1) Para que você possa propor e executar uma atividade de extensão no campus Resende, você precisa:

1.a) Elaborar uma proposta de extensão utilizando os formulários padrão do campus:

Se a atividade for um curso com menos de 160h, utilize: Formulário de CADASTRO de novo CURSO de extensão (menos de 160h)
Se a atividade for qualquer outra atividade que não seja um curso (projeto, evento e etc), utilize: Formulário para CADASTRO de nova atividade de extensão no campus Resende
Obs. preferencialmente, os projetos deverão ter duração de até 1 ano calendário. Para projetos com duração superior, sugere-se repartí-lo em fases de até 1 ano-calendário.

1.b) Envie sua proposta para a COPAEX via e-mail: copaex.cres@ifrj.edu.br

A COPAEX irá analisar sua proposta e pedirá a anuência da mesma junto à direção geral do campus. O prazo para que isso ocorra é de 60 dias.

1.c) Após análise, a COPAEX responderá ao proponente por e-mail, podendo a Ação de Extensão ser Aprovada ou Reprovada.

Somente após a Aprovação da Ação de Extensão por parte da CoPAEx é que a mesma poderá ser divulgada à comunidade e executada.
Para divulgar sua atividade de extensão nos meios oficiais do campus, entre em contato com a Assessoria de Comunicação via e-mail: ascom.cres@ifrj.edu.br.


2) Durante o período de execução da atividade de extensão:

Durante o período de execução do projeto, pode ser necessária a emissão de certificados parciais ou de atividades pontuais (como por exemplo, um evento realizado pelo projeto), para esses casos, a COPAEX poderá emitir certificados de participação aos ouvintes e convidados. Para isso, basta enviar para o e-mail da COPAEX o "Formulário de antecipação de certificados para colaboradores externos/convidados/ouvintes de ações de extensão".

Cabe destacar que os certificados de alunos dos cursos só serão emitidos após a integralização total da carga horária do curso e os certificados de organizadores só serão emitidos ao final da atividade de extensão mediante entrega do relatório final. 


3) Finalização da atividade de extensão:

Ao finalizar a atividade de extensão, no final do ano-calendário, o coordenador da atividade deverá enviar o Formulário de RELATÓRIO FINAL de atividades de extensão para o e-mail da COPAEX. Somente após a entrega do Relatório Final é que os organiadores da atividade receberão seus certificados.  A COPAEX, ao receber o relatório final, irá analisá-lo e terá um prazo de 60 dias para a emissão dos certificados.


 

QUEM PODE PROPOR ATIVIDADE DE EXTENSÃO NO CAMPUS RESENDE:

Poderão ser proponentes (entenda-se Coordenadores) de Atividade de Extensão no IFRJ Resende:

  • Servidores do campus Avançado Resende (docentes ou técnico-administrativos) pertencentes ao quadro permanente ou temporário;

  • Servidores em exercício provisório ou cooperação técnica no IFRJ Resende também estão aptos a propor e coordenar Ações de Extensão no âmbito dessas orientações;
  • Discentes regularmente matriculados e frequentando os Cursos Técnicos IFRJ Resende, desde que comprovem, por meio de documentação, capacidade técnica para execução da atividade e que a data prevista para o término da execução das ações, incluindo-se a apresentação do “Relatório Final das Ações de Extensão”, seja de, no mínimo, trinta dias antes da data do término de seu curso. Obs.: Na equipe de trabalho da Atividade de Extensão em que o coordenador for um discente, deverá haver a coordenação compartilhada com docente ou técnico administrativo pertencente ao quadro permanente ou temporário do IFRJ Resende ou servidor em exercício provisório ou cooperação técnica no referido campus. Esse servidor deverá ter, preferencialmente, formação na área da atividade a ser oferecida, ele se responsabilizará pela execução, acompanhamento e conclusão da atividade, na hipótese de afastamento ou desligamento do discente. 

 

FIQUE LIGADO! O cadastramento da Ação de Extensão é parte obrigatória do processo de submissão, formalizando institucionalmente sua prática. Os projetos submetidos aos programas PRÓ-EXTENSÃO, PIBEX e PIBIEX Jr da PROEX, após obterem aprovação em edital, também deverão ser encaminhados por e-mail à ​​CoPAEx para cadastramento e registro, momento em que também deverá ser informada a equipe de trabalho. Apenas as ações cadastradas junto à CoPAEx poderão ter certificados requeridos pelos proponentes durante a execução da atividade ou ao seu final.


PARA DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES: copaex.cres@ifrj.edu.br

INFORMAÇÕES RELEVANTES:

O QUE É EXTENSÃO PARA O IFRJ

É um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a realização de atividades integradas do IFRJ com a sociedade, considerando sobretudo os territórios do entorno de cada campus (IFRJ, 2021). Tem como propósito a interação dialógica e transformadora entre o Instituto e a sociedade, em articulação com o ensino e a pesquisa, também contribuindo para o processo formativo do educando (IFRJ, 2011). Envolve necessariamente a comunidade externa sem excluir a comunidade interna.

 

O que são Ações/Atividades de Extensão?

De acordo com o Manual de Extensão do IFRJ são:

  • Atividades destinadas à comunidade externa, sem excluir a comunidade interna, que satisfaçam requerimentos mínimos de duração e coerência temática, como, por exemplo, projetos, cursos, oficinas, encontros, conferências, palestras.
  • Atividades que visem à ampliação da cultura e ao aperfeiçoamento da cidadania, que favoreçam a participação da comunidade externa, não excluindo a participação da comunidade interna, como por exemplo, espetáculos, exposições, projeções de vídeo e filmes, utilização de comunicação de massa, publicações, palestras, encontros, oficinas, concursos, festivais, etc.
  • Prestação de serviços, que a instituição através de seus recursos humanos e materiais, atende às necessidades da comunidade ou a demandas específicas, como por exemplo, projetos de pesquisa aplicada, consultorias, assessorias técnicas e profissionais, cursos.
  • Atividades de parceria Instituto/Sociedade ou entre diferentes setores do Instituto que visam a atender a demandas da comunidade em geral.
FORMULÁRIOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS RESENDE

Formulário de CADASTRO de novo CURSO de extensão (menos de 160h)

 
Formulário para CADASTRO de nova atividade de extensão no campus Resende
 
Formulário de antecipação de certificados para colaboradores externos/convidados/ouvintes de ações de extensão
 
Formulário de RELATÓRIO FINAL de atividades de extensão
 

Termo de anuência da DG para Cursos Livres de Extensão  
(O proponenete receberá este termo assinado após submissão do projeto à COPAEX, caso o projeto seja considerado aprovado pela Direção Geral do campus. O proponente não precisa buscar aprovação da DG, isso fica a cargo da COPAEX)

 
MANUAIS DE EXTENSÃO DO IFRJ

Manual Geral da Extensão do IFRJ
Portaria 114 de 09 de dezembro de 2021

 
Manual de Cursos Livres de Extensão do IFRJ
Resolução nº 28, de 1 de Julho de 2021.
 
Regulamento Programa de Extensão Cultural do IFRJ
Resolução nº 27, de 1 de julho de 2021
 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS