Educação Inclusiva em destaque no campus Duque de Caxias

O debate “Educação inclusiva no IFRJ: considerações e ações a partir da nova Lei 13.409/16”, foi realizado no campus Duque de Caxias no dia 30 de março. Docentes, coordenadores de curso, equipe pedagógica e convidados discutiram sobre práticas de aprendizado para alunos com deficiência, que agora estão incluídos na política de cotas das instituições federais.

As convidadas para o debate foram: Helena Torquilho, pró-reitora de Ensino Médio e Técnico (PROET); Elizabeth Augustinho, pró-reitora de Ensino de Graduação (PROGRAD); Márcia Guerra, coordenadora geral de diversidade; Cíntia Santos, diretora pedagógica da PROET; e o convidado Vanderson Amaral, que possui deficiência visual e é revisor de textos em braile do IFRJ. A mediadora foi Ana Caroline Chaves, intérprete de LIBRAS do campus.

Para Elizabeth Augustinho, cabe as pró-reitorias acompanhar e orientar os campi em relação ao acolhimento a esse estudante com deficiência, de forma que sua permanência e êxito prevaleçam. “O professor deve buscar se adequar a essa nova realidade, acolher esse estudante e, caso seja necessário, solicitar auxílio de profissionais qualificados, orientação e, pode também recorrer à formação na área. Trazer à tona essa discussão é fundamental para o instituto, pois o princípio da educação inclusiva faz parte da nossa missão institucional e, com a promulgação da Lei 13.409/16, essa demanda será cada vez maior”, finaliza.

Enquanto acontecia o planejamento de professores, foi realizado também o acolhimento dos alunos, evento que tem por objetivo oferecer atividades que promovam a integração dos discentes ingressantes. No primeiro dia, 29/03, os discentes foram recepcionados pelas equipes de Direção e Coordenação Pedagógica que, após liberarem os calouros para uma visita guiada pelas dependências do campus, realizaram uma reunião com os pais.

Entre diversas atividades realizadas nos dias de acolhimento, que durou até 31/03, um dos destaques foi a comemoração de 10 anos do campus Duque de Caxias, com direito a bolo e parabéns em cada um dos três turnos do colégio. Essa comemoração marcou o início de diferentes ações que serão realizadas ao longo do semestre para celebrar a primeira década de história do campus.