Alunos da Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) do campus Nilópolis lançam livro

A Biblioteca Professor Carlos Alberto Barbosa recepcionou, no dia 4 de abril de 2017, o lançamento do livro “Especialização em Educação de Jovens Adultos do IFRJ - campus Nilópolis: Pesquisa e Experiências". O evento foi realizado pelo Projeto Brisa Literária junto com a Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) do campus Nilópolis. O livro, coordenado pela professora de Língua Portuguesa e coordenadora da Especialização em EJA, Claudia Teixeira e produzido por alunos da EJA, traz oito artigos voltados para a área de ensino dos anos de 2013 e 2014.

Desde o início do curso a proposta era de que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos discentes fosse um artigo, havendo ainda a possibilidade de publicação. Segundo a professora Claudia, essa é uma grande oportunidade para eles. “É uma chance de dar visibilidade aos trabalhos dos alunos, pois também serão enviados a outros campi do IFRJ. Então há uma abrangência muito maior”, explicou a docente.

Durante o lançamento do livro, as professoras da Especialização em EJA Sandra Viana e Claudia Teixeira, parabenizaram os alunos envolvidos no projeto e expressaram a alegria pela conclusão do trabalho. Em seguida, cada aluno teve a oportunidade de apresentar as pesquisas de seus respectivos artigos aos presentes no evento.

Para os autores, emoção não faltou. Felizes e animados com o resultado, eles reconheceram que o esforço e tempo de dedicação dedicados ao projeto valeram à pena. Para Sérgio Vieira, um dos alunos da Especialização em EJA e professor de Geografia, as pesquisas são importantes para evidenciarem o papel do docente nas escolas. “Isso é muito bom para nós como professores e para as instituições de ensino. Assim podemos deixar registradas todas as nossas práticas que são construídas na escola”.