VI Conexões PET

O campus Realengo recebe o VI CONEXÕES PET deste ano, que tem como tema “O PET como construção coletiva e interdisciplinar”. O evento ocorre hoje, 27 de abril.

A mesa de abertura teve a participação do reitor Paulo Assis, da pro-reitora de Graduação, Elizabeth Augustinho e da diretora-geral do campus Realengo, Elisa Poças.

Paulo Assis parabenizou a organização, falou dos projetos ligados ao PET e disse que nada substitui a experiência dos alunos. “Gostaríamos de institucionalizar, de incluir na graduação”. Ele lembrou que no campus Rio de Janeiro há um curso técnico de meio-ambiente que trabalha com projetos.

Outro assunto que entrou na pauta foi o momento difícil da Rede Federal. O reitor informou a todos os presentes sobre as dificuldades enfrentadas pelo IFRJ em relação aos cortes no orçamento e de como impacta no custeio. “Desde o início da gestão nos deparamos com esses cortes. Temos procurado contornar a situação, mas isso se torna mais difícil a cada ano, pois os cortes incidem de forma cumulativa”.

Elisa Poças parabenizou a organização, os tutores e os alunos envolvidos nos programas por buscarem um algo a mais na formação, através de uma construção coletiva e multidisciplinar. Já a pró-reitora de Graduação lembrou que o PET representa um diferencial que deve ser aproveitado. “Vocês são pioneiros. E nossa luta passa exatamente por essa proposta de inclusão e debates de temas sociais”, disse Elizabeth Augustinho

O tema do evento esteve presente na mesa-redonda realizada no período da manhã. Com uma programação diversificada e voltada para a discussão de uma série de temas relevantes e oficinas, como a realizada no Instituto Benjamin Constant; atividades culturais, lançamento do livro eletrônico Cadernos Prograd – PET, e dinâmicas do grupo PET, conexões de Saberes em Produção Cultural, a edição deste ano se mantém fiel às propostas do programa.

O PET é um programa pautado pelo princípio da tríade universitária (ensino, pesquisa e extensão) e desenvolvido por grupos de estudantes de graduação, sob tutoria dos professores.

O IFRJ conta hoje com três grupos PET: Conexões de Saberes – Produção Cultural, campus Nilópolis; Sexualidade e Educação Sexual, campus Realengo; Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia, campus Duque de Caxias.