Paz para todos?

Aula inaugural do Ensino Médio e Técnico do campus Nilópolis discute a Paz Armada no Brasil

A crise carcerária brasileira, o excesso de violência policial e os problemas de segurança pública foram assuntos abordados na aula inaugural do primeiro semestre de 2017 das turmas do Ensino Médio e Técnico do IFRJ Nilópolis. O evento aconteceu no dia 7 de abril de 2017, no auditório do campus, e foi organizado pelo Colegiado das Disciplinas Básicas do Núcleo Comum.

Intitulada “Paz Armada: Segurança Pública com Promoção de Violência”, a aula inaugural contou com a presença do delegado da Polícia Civil do Estado Rio de Janeiro, Orlando Zaccone. A abertura da mesa foi realizada pelo coordenador do Colegiado das Disciplinas Básicas do Núcleo Comum e professor de Filosofia do campus, Marlon Tomazella, e mediada pela professora de Sociologia, Camila Lobino.

Durante o debate, Orlando apresentou dados que provam o caminho de violência que a nação vem seguindo. Atualmente, o Brasil é o país que mais encarcera no mundo, com cerca de 700 mil presos. Porém, a lotação das prisões não tem diminuído o cenário de violência, que vem crescendo.

O delegado explicou ainda que o país possui um modelo bélico de segurança pública que constrói a ideia de que problemas relacionados à violência e à criminalidade podem ser resolvidos com mais hostilidade. Devido à essa conjuntura, é necessário trazer à tona discussões que abordem a temática. “Precisamos problematizar esse caminho da militarização da segurança, de uma paz armada que está sendo construída de forma falaciosa, como a solução dos nossos problemas”, afirmou.

Ao fim do debate, a plateia pôde fazer perguntas ao convidado. Orlando Zaccone também sorteou um de seus livros, intitulado “Acionistas do Nada: quem são os traficantes de drogas”, a alguns discentes.