Pais: parceiros do IFRJ

A estudante do IFRJ, Isabelly de Sá, e a mãe Maria das Graças de Sá

O campus Nilópolis recebeu, no dia 27 de abril de 2017, pais de alunos do Ensino Médio e Técnico para uma reunião acerca da participação deles na vida dos filhos. O evento foi uma iniciativa da Coordenação Técnico-Pedagógica (COTP), e contou com a presença da psicóloga, Ana Cristina, e do diretor do Ensino Médio e Técnico do campus, Marcelo Pedrosa.

Ana explicou que a adolescência é um momento de vulnerabilidades neuropsicológicas, em que doenças como depressão e ansiedade tendem a se manifestar e, por isso, os pais devem prestar atenção às variações de comportamento dos filhos. Ela também esclareceu o termo “mito da invencibilidade”, comum entre jovens que acreditam que nada de ruim vai acontecer com eles.

A maioria dos pais presentes aproveitou o tempo de conversa para contar as necessidades dos filhos e sugerir melhorias para o Instituto. Maria das Graças de Sá, mãe da aluna do 2º ano do Ensino Médio e Técnico em Controle Ambiental, Isabelly de Sá, enfatizou que é importante saber o que acontece dentro do Instituto. “Para mim, essa reunião está sendo ótima. Gosto de estar presente na vida escolar dos meus filhos desde que eles eram pequenos”, afirmou.

Quem também aproveitou a reunião foi Marcelo Pedrosa que, este ano, assumiu a direção do Ensino Médio e Técnico. Ele pôde entender as demandas dos pais, dialogar com eles e ficou feliz com o resultado. “Foi uma discussão interessante que culminou com uma iniciativa da criação da Associação de Pais e que vai estreitar a parceria entre eles e a direção da Instituição”.