Passe Livre Estudantil é aprovado para a comunidade de Eng. Paulo de Frontin

Alunos do campus Eng. Paulo de Frontin agora podem ter o Passe Livre Estudantil. A autorização, de acordo com a lei municipal nº 1.228, aconteceu em 24 de abril e o campus colaborou ativamente para que o benefício fosse adquirido pelos alunos.

A primeira votação para aprovação da Lei aconteceu no dia 23 de março e contou com a presença da direção-geral do campus. O projeto de autoria dos vereadores Alex Papa Alves, Moisés dos Santos Rocha, Rosângela de Carvalho Passos Gôda e Kaio José Balthazar, foi aprovado por unanimidade pelo poder público. A segunda votação foi realizada no dia 27 do mesmo mês e foi aprovado pelo Poder Legislativo.

A conquista do Passe Livre Estudantil também contou com a participação de alguns movimentos estudantis como o Centro Acadêmico Ralph Baer e o Grêmio Estudantil Alan Turing que, há alguns anos, já se organizavam para a obtenção do benefício.

De acordo com o aluno do curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, Miguel Paolino, a aprovação do projeto é uma conquista para os movimentos estudantis.” É um direito que há muito tempo vem sendo reivindicado pelos estudantes de todo o país. Esse é o nosso primeiro passo para que muitos outros sejam dados por outros estudantes e por nós mesmos".

Assinatura da Lei pelo prefeito no campus

O auditório do campus Eng. Paulo de Frontin foi o palco para a solenidade de assinatura da Lei do Passe Livre Estudantil. Realizada no dia 11 de abril, a cerimônia contou com a presença do prefeito municipal, Jauldo de Souza; do diretor-geral do campus, Rodney Albuquerque; do diretor de Ensino, Ricardo Esteves, do diretor de Administração, Juliano dos Santos, do coordenador do Centro Acadêmico Ralph Baer, Miguel Paolino, além de vereadores, professores, alunos, técnicos-administrativos, colaboradores terceirizados e da comunidade externa.

Alunos, funcionários do campus, imprensa, entre outros
acompanharam juntos a última votação no legislativo municipal

Para o diretor-geral Rodney, a luta dos estudantes foi essencial para a aquisição do passe. “Com o protagonismo estudantil aqui na cidade o projeto avançou”, afirmou. Assentindo com o pensamento do professor, o aluno Miguel conta que beneficiar os alunos é pensar no futuro do município. “Esses estudantes serão pessoas que vão gerar renda, mão de obra qualificada e movimentação no capital da cidade”.

Para saber mais detalhes sobre a lei do Passe Livre Estudantil, nº 1.228 de 24 de abril de 2017, acesse: http://www.diariomunicipal.com.br/aemerj/materia/8DA31B27