Nova Gestão do IFRJ: Compromisso com a Educação e a valorização humana e social

Evento iniciou as comemorações dos 10 anos dos Institutos Federais no Estado

A solenidade de apresentação da nova Gestão do IFRJ marcou um dos momentos mais importantes da história da instituição. O Teatro João Caetano recebeu mais de 400 pessoas, entre autoridades, servidores, alunos e representantes de associações comunitárias. Entre os convidados, destaque para deputados federais e estaduais, representantes de instituições de ensino. O evento, que também deu início as comemorações dos 10 anos dos Institutos Federais, aconteceu no dia 21 de maio, às 10h, no Teatro João Caetano, Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Teatro João Caetano lotado para a solenidade

O reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, lembrou que seu slogan de campanha “IFRJuntos” deixou ser uma ideia para se tornar desde já uma realidade, e que a nova gestão será fundamentada em integração e consolidação, transparência e visibilidade, valorização humana e social e desenvolvimento e sustentabilidade. “A comunidade acadêmica me designou para liderar esta instituição que me formou em caráter, em profissional e em cidadão. Quero ratificar aqui minha parceria, lealdade e responsabilidade em fortalecer cada braço do IFRJ”, disse.

A mesa solene foi composta pelo Reitor Rafael Almada; pelo vice-diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-Rio), Mauricio Motta; pelo reitor substituto do Colégio Pedro II (CP2),  Marco Antônio da Costa; pelo presidente do Instituto Benjamin Constant (IBC), João Ricardo Figueiredo; pelo diretor-geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Marcelo Cavalcanti; pela deputada federal Benedita da Silva; pelo deputado federal Celso Pansera; pela deputada federal Jandira Feghali; pelo deputado federal Luiz Sérgio Nóbrega; pela chefe de políticas culturais da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Cleise Campos; pelo deputado estadual Zaqueu Teixeira; pelo deputado estadual, que representou a Comissão de Educação da ALERJ, Waldeck Carneiro; pelo deputado estadual Carlos Minc e pela secretária de Educação de Niterói, Flávia Monteiro.

A deputada federal Benedita da Silva falou sobre sua satisfação em fazer parte da mesa e desejou ao reitor uma profícua gestão. “Que possa ser dinâmica e compartilhada, que supere a crise em que mergulhamos fazendo com que nós possamos dar acesso à educação, à ciência, à pesquisa e à tecnologia para todos, mesmo diante dos desafios colocados. Quero dizer da alegria imensurável ao ver um reitor tão jovem, que certamente nos inspirará para que possamos colaborar cada vez mais com a educação do nosso país”, disse.

Deputada federal Jandira Feghali

A deputada federal Jandira Feghali também ressaltou a importância da gestão contar com um reitor que traduz sua juventude em projetos importantes para os milhares de alunos do IFRJ. “Creio que a gestão do Rafael traz uma contemporaneidade na forma como os institutos se conduzem. É muito bom ver que essas instituições permitiram uma renovação, inclusive geracional, na direção desses institutos”. Ela disse que Rafael é um profissional atuante e que vai se destacar na área da Educação. Sobre os Institutos Federais, Jandira ressaltou: “Os institutos federais trouxeram uma imensa e real contribuição para a formação da juventude brasileira, fico muito feliz de estar nessa celebração importante”, finalizou.

Os representantes do CEFET, do Colégio Pedro II, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e do Instituto Benjamin Constant (IBC) se colocaram à disposição do instituto, reafirmaram seu apoio ao IFRJ e desejaram boa sorte. João Ricardo Figueiredo, presidente do IBC, falou sobre o apoio que o instituto dará ao IFRJ. “O Instituto Benjamin Constant não poderia estar ausente nesse momento, pois nós acreditamos na educação da pessoa com deficiência e percebemos a disposição do IFRJ para com a diversidade. A educação de uma pessoa com deficiência desafia muitos entraves dentro da sociedade e que o IFRJ, nessa gestão, possa estar cada vez mais disposto a enfrentar essas barreiras. E que juntos, coloco o IBC como parceiro desse movimento, possamos contribuir para uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e com respeito para diversidade”, disse.

Deputado Estadual Waldeck Carneiro

Deputado Carlos Minc