Logo IFRJ

Um novo passo na estratégia do IFRJ

O Planejamento Estratégico do IFRJ 2017-2021 entrou em uma nova fase. O gerente de projetos (SIBE), Marcus Flávio Lenza, iniciou a capacitação dos líderes, na intenção de traduzir a execução dos projetos, através de um painel de estratégia.

O planejamento, desde sua implantação, já passou por diversas etapas. O início dos trabalhos contou com um diagnóstico estratégico dos problemas da instituição, e logo após, um mapa que definiu as estratégias que seriam utilizadas. Depois, foram elencados indicadores de desempenho, na intenção de mensurar o alcance das estratégias definidas. Além disso, foram estipuladas metas para definir o salto de qualidade dos objetivos traçados e os desafios pré-estabelecidos. E também foi realizada uma oficina de levantamento de quais seriam os projetos que impactariam na estratégia definida.

Nesta nova fase, o trabalho está sendo feito através do método “Kanban”. Basicamente, o método possui três campos: To Do (para fazer), Doing (Em execução) e Done (Finalizado). Os campos são abastecidos com cartões (post-its), que trazem informações sobre a tarefa a ser executada, o nome da pessoa responsável e a hora que foi pedido. Conforme o profissional vai desenvolvendo o trabalho, ele mesmo vai mudando o cartão de lugar. A ideia é organizar a produção de demandas, sinalizar entregas e diminuir atrasos.

Marcus explicou que o objetivo é traduzir toda a parte de gestão para uma atividade rotineira do dia a dia dos servidores, já que eles possuem outras atividades institucionais para serem executadas. “Eles criam uma capacidade através desse painel e, de alguma forma, fazem a gestão dos projetos. Assim, conseguem contribuir de alguma maneira para que esses projetos sejam implementados”, disse.

Segundo o gerente, os projetos dentro da metodologia de planejamento estratégico são fundamentais, pois é o norte que o IFRJ está estabelece para o futuro, ou seja, o que pretende alcançar até 2021. “Sem os projetos não iremos implementar as estratégias. É preciso que as pessoas executem algumas ações, para que tudo que foi estabelecido seja alcançado por meio de resultados entregues. A importância é grande, porque se nós não conseguirmos executar os projetos, automaticamente, não conseguimos implementar a estratégia”, concluiu Marcus.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS