De olho no futuro: alunos da pós-graduação em Ciências Ambientais ganham bolsa para cursar Mestrado

Alunos da pós-graduação em Ciências Ambientais ganham bolsa para cursar Mestrado

Os alunos, David Quintanilha e Nicky Van Luijk, do curso de pós-graduação em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras do campus Arraial do Cabo, receberam, por meio de processo seletivo, uma bolsa para cursar mestrado nas áreas de Biotecnologia Marinha e de Biodiversidade em Unidades de Conservação, respectivamente. As oportunidades foram dadas pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Para David, as aulas de campo realizadas na disciplina Biologia Marinha e Oceanografia Costeira, ministradas durante a pós-graduação por professores do Instituto e pesquisadores do IEAPM, foram de extrema importância para sua carreira profissional: “Sem dúvidas o IFRJ foi muito importante para a minha aprovação no mestrado, pois as aulas que tive aumentaram o meu interesse em desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nessa área”, afirmou.

O estudante ainda pontuou a importância da parceira do IFRJ com o IEAPM: “O convênio entre as instituições me proporcionou não só um estágio no IEAPM, como também acrescentou na minha formação e crescimento profissional”. Para ele, essa oportunidade foi determinante na decisão de participar do processo seletivo para o mestrado.

A professora da pós-graduação em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras, Ana Paula da Silva, ressaltou que o projeto de especialização do campus Arraial do Cabo está cumprindo um de seus principais objetivos e disse estar orgulhosa de seus alunos: “Estamos provando o desempenho do curso ao qualificarmos esses alunos, seja para o mestrado, para um doutorado na área de Ciências Ambientais, futuramente, ou até mesmo para a área de pesquisa”, assegurou.

Para a estudante Nicky, a conquista é motivo de orgulho e satisfação: “Isso representa uma nova etapa na minha vida acadêmica e pessoal. Espero poder aproveitar a oportunidade ao máximo e me aperfeiçoar profissionalmente”, ressaltou.