Organização e Dinamização de Bibliotecas Escolares e Letramento Literário

logo horizontal do ifrj verde e vermelha, escrita em preto

A primeira turma de Organização e Dinamização de Bibliotecas Escolares e Letramento Literário do campus Belford Roxo concluiu suas atividades no dia 21 de dezembro. O curso tem como principal objetivo capacitar profissionais da área da educação e conscientizar da importância de uma biblioteca e/ou espaço de leitura para crianças e jovens.

Segundo os professores do curso, a experiência foi enriquecedora, pois puderam dividir seus conhecimentos com os alunos e formar profissionais qualificados para cuidar, ensinar e trazer crianças, jovens e adultos até as bibliotecas e todo o universo da leitura. Para o professor Thayron Rangel foi gratificante poder oferecer um curso onde a diversidade dos alunos traz à discussão diferentes dimensões acerca da compreensão que cada um tinha sobre o papel da sala de leitura e das atividades que são desempenhadas nesses espaços.

Já para Samanta Deodato, também professora do curso, a principal luta é para que as pessoas conheçam e utilizem os espaços destinados à leitura. “Esse curso foi de extrema importância. Agradeço muito ao Instituto pela oportunidade, porque é recompensador como profissional compartilhar as informações. O bibliotecário tem essa missão e acho que foi importante para o município de Belford Roxo, pela carência que tem de profissionais que atuem nessa área. Nossa luta é para que tenha uma biblioteca pública no município que as pessoas conheçam e que sirva de referência na Baixada”, falou Samanta.

Alessandra Montenegro trabalha em uma biblioteca, mas não tinha o conhecimento do trabalho de um bibliotecário e veio buscar aprimoramento profissional. Ela destacou a importância do curso para ela e para Belford Roxo. “Para mim, que trabalho em uma biblioteca e não tinha base nenhuma, foi extremamente importante. Sou professora e não bibliotecária, dessa forma, aprendi muito”, concluiu Alessandra.

De acordo com Thayron e Samanta, a expectativa para o ano de 2018 é que sejam criadas novas turmas com cargas horárias mais extensas, facilitando assim, a possibilidade de aulas práticas pelas escolas do município.