Pesquisadora do IFRJ aprovada no SETEC/MEC –IFES, Capacitação em Gestão da Inovação

A pesquisadora Luciana Cardoso Nogueira Araújo, do Campus Rio de Janeiro, atual Diretora Geral de Pesquisa e Pós-graduação, foi contemplada no edital Chamada Pública 01/2017 SETEC/MEC – IFES - CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO, com o projeto “SEMEAR: DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO, na área estratégica de Formação de alunos e professores voltada à criação de empreendimentos e produtos inovadores”.

Esta Chamada teve como objetivo selecionar servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), por meio de pré-projetos e análise curricular, para a capacitação em Gestão da Inovação, a ser ofertada pela SETEC com apoio do IFES.

A capacitação em Gestão da Inovação, cuja nomenclatura original é Innovation Management Professional (IMP), visa a promoção da inovação a partir da produção de resultados tangíveis para RFEPCT, com base na transferência de conhecimentos de gestão da inovação aos participantes.

O projeto SEMEAR, explica Luciana, tem como objetivo disseminar a cultura da inovação entre professores e estudantes do IFRJ, demonstrando a importância de desenvolver pesquisa aplicada e de interagir com o setor produtivo.

Em relação à expectativa em relação à implementação deste projeto na área de Gestão da Inovação, a professora se diz feliz em ter o projeto aprovado “Tenho certeza de que a implementação trará um ganho institucional para os docentes e discentes dos diferentes níveis de ensino. Não tivemos nas universidades disciplinas voltadas para a Inovação, Propriedade Intelectual e Busca de Patentes, por exemplo”. No entanto, lembra Luciana, de acordo com a Lei dos Institutos Federais, é papel da instituição realizar e estimular a pesquisa aplicada.

Segundo Luciana, é preciso mostrar à sociedade o real papel nessa área, que não é o mesmo que o das universidades. “Será um desafio para mim, pois sou da área de Ciências Agrárias, mas como pesquisadora que desenvolve projetos com viés inovador, acredito que poderei repassar o que irei aprender neste curso para os demais docentes e discentes do IFRJ, com o apoio da PROPPI e dos coordenadores de pesquisa e inovação do IFRJ. Gostaria de agradecer ao apoio do reitor e de toda a PROPPI, que me incentivaram para submeter o projeto”.