Prefeitura e IFRJ firmam acordo histórico para construção da sede definitiva do Campus de Belford Roxo

Um marco histórico foi estabelecido nesta sexta-feira, dia 19/01, com a assinatura de um protocolo de intenções entre o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, e o prefeito de Belford Roxo, Waguinho. Este acordo encerra uma longa disputa judicial, que perdurava desde 2015, formalizando a desistência da ação judicial pela prefeitura contra o IFRJ e possibilitando a retomada do terreno para a construção da sede definitiva do Campus de Belford Roxo.

O desfecho dessa complexa disputa, que teve início há aproximadamente 9 anos, é um testemunho da superação de desafios ao longo do tempo. O entendimento amigável alcançado hoje representa não apenas o fim de um litígio, mas também o início de uma parceria renovada entre o IFRJ e a prefeitura.

Os diálogos para a implantação do campus iniciaram-se em 2011, culminando com a doação do terreno em 2013. Entretanto, em 2015, a prefeitura moveu uma ação judicial buscando a retomada do terreno. A situação se agravou em 2020 com a revogação da doação por meio de uma lei municipal. Mesmo diante dessas adversidades, o IFRJ continuou suas atividades no local, atendendo quase 2.000 estudantes ao longo dos anos.

O reitor Almada enfatizou a importância desse momento, resultado de esforços intensos de articulação e alinhamento com o governo federal. "Essa resolução fortalece significativamente nossas ações. Estamos diante da possibilidade de construir nossa sede definitiva, impactando diretamente a comunidade de Belford Roxo", destacou.

Com o término do litígio, o campus, que atualmente opera em contêineres, terá a oportunidade de expandir suas instalações. O projeto inclui a construção de salas de aula, quadra poliesportiva, bandejão, auditório e estacionamento interno. O reitor revelou que tratativas estão em andamento com o governo federal para o investimento na unidade. "A gente está alinhando com o MEC o repasse do recurso, a partir do acordo com o presidente da República, para poder tocar o projeto definitivo", explicou Rafael, sinalizando um futuro promissor para o desenvolvimento educacional e social da região.

O acordo não só resolve uma disputa legal de longa data, mas abre caminho para uma colaboração construtiva entre a instituição de ensino e a prefeitura.

Fotos: Rafael Barreto/PMBR